O licenciado em informática é um profissional que incorpora competências, saberes e habilidades de criatividade e inovação, de cooperação e de trabalho em equipe, de gestão e tomada de decisões, de aquisição e produção de conhecimentos, de expressão e comunicação, não sendo somente reprodutor de tecnologias e conhecimentos já estabelecidos.
Assim,espera-sequeosegressosdocursodelicenciaturaemInformática,além de atenderem ao perfil geral previsto para os egressos dos cursos de Formação de Professores para a Educação Básica, estabelecido por meio da Resolução CNE/CP n° 02/2015:
1. Possuam sólida formação em Ciência da Computação, Matemática e Educação visando ao ensino de Ciência da Computação nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e a formação de usuários da infraestrutura de software dos computadores, nasorganizações;
2. Possuam capacidade de fazer uso da interdisciplinaridade e introduzir conceitospedagógicosnodesenvolvimentodeTecnologiasEducacionais,permitindo
uma interação humano-computador inteligente, visando o ensino-aprendizagem assistidos por computador, bem como nas interações de educação à distância;
3. Possuam capacidade de atuar como docente, nos níveis de ensino Fundamental, Médio e profissionalizante, estimulando a investigação científica comvisão de avaliação crítica ereflexiva;
4. Sejam capazes de atuar no desenvolvimento de processos de orientação, motivação e estimulação da aprendizagem, com a seleção de plataformas computacionais adequadas às necessidades das organizações;
5. Estejam aptos a especificar, utilizar e avaliar softwares educacionais e desenvolver metodologias específicas para utilização dosmesmos.
6. Estejam aptos a prestar consultoria no âmbito da Informática Educativa;atuar junto ao setor de recursos humanos de grandes empresas no treinamento e qualificação de funcionários e preparar materiais de uso educacional utilizando os recursos da computação einformática.
Os princípios que norteiam o Curso de Licenciatura em Informática são definidos através de valores relacionados aos aspectos profissionais e éticos, ajustáveis aos diversos níveis de desenvolvimento do estudante:
· Compromisso com a Educação e com os Educadores: Busca-se aformação de professores comprometidos e competentes no seu papel de educadores, além de criativos e versáteis para lidar com situações diferentes, hábeis na gestão do processo ensino-aprendizagem e capazes de trabalhar em equipe, numa perspectiva interdisciplinar etransdisciplinar.
· Compromisso com a Ciência: Deseja-se a educação para a ciência, possível com a formação de professores habilitados, qualificados e engajados na construção de uma educação que proporcione uma visão lógica e sistêmica do mundo em quevivemos.
· Compromisso com a Humanidade: Buscam-se incessantemente formas de levar o conhecimento e o desenvolvimento científico e tecnológico a todas as camadas da população, para quebrar o círculo de desigualdadesocial.
· Compromisso com o Desenvolvimento: Busca-se a participação em ações concretas para o desenvolvimento científico, social, ambiental e econômico sustentável, através da preparação de cidadãos autônomos e competitivos, voltados para a geração de renda e melhoria da qualidade devida.
· Compromisso com a Comunidade: Busca-se manter estreitas relações coma comunidade, através da realização de projetos conjuntos e participação em associações profissionais e de classe.
· Excelência Profissional: Objetiva-se que todos os atores do curso sejam docentes ou estudantes, norteiem sua atuação pela busca incessante da excelência profissional, pela realização de atividades úteis, relevantes e de alta qualidade técnica.
· Compromisso com a Ética: Todas as ações devem considerar os aspectos éticos, sejam estes relacionados ao estrito exercício do magistério, sejam vinculados ao estabelecimento de relações humanas baseadas no respeito ao próximo e a si mesmo.
Nenhum conteúdo disponível até o momentoPropiciar uma formação interdisciplinar sólida e abrangente de profissionais da educação, com base nas áreas de computação e educação, para atuarem no ensino básico, enfatizando aspectos científicos, técnicos, pedagógicos e sociais, permitindo- os prover o conhecimento científico-tecnológico da computação aplicado a educação. Formar profissionais capazes de usar e projetar tecnologias de informação e comunicação e metodologias de ensino adequadas às necessidades da sociedade, possibilitando que a região norte do país seja inserida no mercado de produção de tecnologias educacionais.
Levando em consideração a flexibilidade necessária para atender domínios diversificados de aplicação e as vocações institucionais, os cursos de Licenciatura em Informática devem prover uma formação profissional que revele as habilidades e competências técnicas e não técnicas.
Em relação às competências e habilidades técnicas os discentes devem ser capazes de:
1. Especificar os requisitos pedagógicos na interaçãohumano-computador;
2. Especificar e avaliar softwares e equipamentos para aplicações educacionais e em Educação àDistância;
3. Projetar e desenvolver softwares e hardware educacionais e para Educação à Distância em equipesinterdisciplinares;
4. Atuar junto ao corpo docente das Escolas nos níveis da Educação Básica e Técnico e suas modalidades e demais organizações no uso efetivo e adequado das tecnologias da educação;
5. Produzir materiais didáticos com a utilização de recursos computacionais, propiciando inovações nos produtos, processos e metodologias de ensino aprendizagem;
6. Administrar laboratórios de informática para finseducacionais;
7. Atuar como agentes integradores promovendo a acessibilidadedigital;
8. Atuar como docente com a visão de avaliação crítica ereflexiva;
9. Propor, coordenar e avaliar, projetos de ensino-aprendizagem assistidos por computador que propiciem apesquisa.
O desenvolvimento de competências é processual e contínuo, a formação técnica inicial é apenas a primeira etapa do desenvolvimento profissional permanente. Assim, os egressos de cursos de graduação em licenciatura em informática devem desenvolver competências e habilidades que vão além da técnica, que são:
Reconhecer o diálogo, a participação, a pluralidade de vozes nos diversos contextos educativos, como elemento fundamental nos processos democráticos epara o exercício da cidadania; além de articular seus conhecimentos com os problemas sociais, políticos, econômicos e culturais dasociedade;
Compreender que tanto a educação como a tecnologia são atos políticos, portanto, comprometidos com a compreensão, intervenção e transformação da realidadesocial,contribuindoassim,paraoprocessodeparticipaçãodetodososatores escolares na organização do trabalho pedagógico enfatizando os princípios da gestão democrática;
Aprender a planejar e construir projetos de tecnologias voltadas para educação e metodologias específicas, a partir da aquisição do conhecimento em termos de conceitos, procedimentos e atitudes, tendo em vista a promoção do uso da tecnologia para a aprendizagem criativa, autônoma, colaborativa e integrada a problemas de outros domínios de conhecimento, e também favoreça a comunicação e expressão, como princípios indissociáveis da prática educativa;
AtuarcomoagentedeprocessosevivênciaseducativasutilizandoasTDICscomo uma ferramenta didático–pedagógica, articulando os conteúdos com as didáticas específicas, a partir do princípio de ação-reflexão-ação para o desenvolvimento de competências, na busca de solução de problemas da sociedadehumana;
Dialogar com a sua prática, percebê-la como um espaço para a pesquisa, a reflexão, tendo em vista a problematização das situações vivenciadas, para o seu aperfeiçoamento profissional;
Aprender a enfrentar os dilemas éticos da profissão de Educador, analisando um conjunto de situações complexas, práticas e problemas profissionais e fortalecendo o trabalho em equipe, assumindo compromisso ético na elaboração de projetos, alémde entender a necessidade de formaçãocontinuada.
A proposta metodológica do Curso de Graduação em Licenciatura em Informática consiste em reavaliar sucessos e fracassos, analisando-os sob a luz de poderemapontarnovasperspectivas,demodoàre-enquadraraexperiênciaadquirida num contínuo aprendizado. Não poderá ser de outra forma com as mudanças com quenosdeparamos,comavelocidadequeomundoatingiu.Destaforma,todoomedo seextingueetodaexperiênciaécomoumanovaportaquepodenoslevaràmotivação do continuar e à auto-estima que nossustenta.
Diante disso, foram definidos os seguintes princípios metodológicos para o curso de Graduação em Licenciatura em Informática:
· Constanterelaçãoentreteoriaeprática(ateoriaéapráticasistematizada,tem na prática seu sentido e a ela deve voltar para continuar seu caminho na construção do conhecimento, ou seja, o processo ensino-aprendizagem se efetua na dinâmicaação-reflexão-ação);
· Construção/reconstrução do conhecimento é estratégia básica para o ensino (as situações de ensino-aprendizagem devem ser direcionadas à gênese do conhecimento);
· O currículo precisa estar intimamente relacionado à realidade de vida doaluno e a realidade social (a relação com a vida, com a sociedade acontece na problematização, integrando os diferentes saberes que compõem o currículo do curso);
· A pesquisa, enquanto a linha de pensamento e de ação é estratégia indissociável do ensino (da formação de professores com capacidade de investigação reflexiva e não meros repetidores de informaçõesdesconexas);
· Contato permanente com a realidade escolar (desde o início do currículo universitário deve-se propiciar o desenvolvimento de experiências pedagógicas,dandocondiçõesparaquesejamincorporadassituaçõespráticas e reflexões sobre a Educação)
O curso de Licenciatura em Informática irá valorizar mecanismos capazes de desenvolver no aluno a cultura investigativa, metodológica e a postura proativa que lhe permite avançar ao desconhecido. Diante de tais mecanismos explicita-se a integração do ensino com a pesquisa; projetos em parceria do IFPA com empresas e órgãosgovernamentais,programasdeiniciaçãocientíficaeprogramasespecíficosde aprimoramento discente (como os grupos PET’s da CAPES), dentreoutros.
Quanto à utilização dos métodos de aprendizagem podemos destacar a utilização do, PROJETO INTEGRADOR, que é uma proposta de trabalho interdisciplinar que tem como objetivo integrar/inter-relacionar os conhecimentos nas áreas específicas e de conhecimentos gerais, promovendo o desenvolvimento de competências, a capacidade pessoal de pesquisar, mobilizar, articular e colocar em ação conhecimentos, habilidades, atitudes e valores, contribuindo para a formação integral do estudante.
Partindo do paradigma do conhecimento integrado, no qual as diversasáreas do conhecimento possuem pontos em comum, acredita-se que a integração dos profissionais da área da educação é de fundamental importância para a formação técnica, moral, política e cultural dosalunos.
Dentre os métodos que tem como foco a oralidade, os SEMINÁRIOS terão a funçãodetransmitirconhecimentosespecíficosarespeitodeumassuntorelacionado à determinada área do conhecimento.
Em concordância com a teoria da aprendizagem, o aprendizado só será significativo à medida que o conhecimento que está sendo adquirido tenha relação com as experiências prévias, para que o indivíduo possa fazer a junção dos conhecimentos já estabelecidos. Desta forma, as ATIVIDADES PRÁTICAS, serão efetuadas conforme o Regulamento Didático do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará aprovado pela resolução do CONSUP, sob o número 041, datado de 21/05/2015 o Campus Castanhal compreende que a prática profissional deverá ser desenvolvida ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem, como forma de promover a unidade entre teoria e prática e, dessa maneira,primarpelaqualidadedaeducaçãoofertada,fazendocomqueamesmaseja constituída e organizada pela prática profissional, conforme postulado no artigo 9º da Resolução CNE/CEB N°04/99.
Os planos de cursos deverão orientar um fazer pedagógico alicerçado na tríadeteoria-ação-reflexão.Paraisso,precisamdefinirquaisatividadespráticasserão
desenvolvidas, especificando suas cargas horárias bem como seus instrumentos de avaliação. O desenvolvimento da prática profissional será previsto por meio de atividadesquepromovamumarelaçãocomplementarentreteoriaeprática,taiscomo:
· Estudo decasos;
· Pesquisas individuais ou emequipe;
· Desenvolvimento de projetos;
· Seminários;e
· Minicursos.
Entende-se que a pesquisa é o processo que garante a contínua elaboração do conhecimento humano e, deve ser fomentada, como forma de (re)construir o conhecimento, fundamentar a ação docente e discente e provocar a produção de saberes. É necessário estabelecer um ambiente de pesquisa e elaboração próprias, formaçãodeequipesinterdisciplinares,emqueoprofessorcomperfildepesquisador, dê suporte aos demais, e para que isso seja possível é necessário que exista apoio institucional (biblioteca atualizada, banco de dados, informatização, laboratórios específicos,locaisdeexperimentação,capacitaçãoparaatualizaçãodeconhecimento dos professores atuantes nos núcleos de pesquisa).
Osnúcleosdepesquisapossibilitamatividadescoletivasedecooperaçãocom relação mais direta com a prática pedagógica dos docentes e futuros profissionais, permitindo uma formação alicerçada no princípio da ação-reflexão-ação, capazes de agir e interagir no seu contexto com criatividade ecompetência.
As linhas de pesquisa a serem desenvolvidas no curso de Licenciatura em Informática estão concentradas em quatro áreas básicas:
§ Educação a Distância: Estudo das práticas pedagógicas do processoensino- aprendizagem; das tecnologias de informação e comunicação e a sua aplicabilidade na educação não presencial.
§ Software Educacional: Enfoca a especificação, avaliação da qualidade e desenvolvimento de projetos de softwares educacionais. Trata do estudo da estruturação do conteúdo, a construção do conhecimento a partir do desenho pedagógico realizado no software.
§ Computação na Educação: Estudos que enfoquem as tecnologias de informaçãoecomunicação(software,mídias,entreoutros),metodologiasde
ensino utilizando a Computação como meio no processo de ensino- aprendizagem.
§ Acessibilidade e Tecnologia: Estudos que enfoquem a acessibilidade tecnológica, tecnologia assistiva, interação humano-computador e engenharia de usabilidade como centros do tema de pesquisa.
O IFPA – Campus Castanhal conta com diversos grupos de pesquisa certificados, dentre eles o Grupo de Computação aplicada e Sistemas Inteligentes (CAPSI), certificado no CNPQ e fundado por professores da área de informática. A principal missão do grupo é colaborar com os demais grupos do campus fornecendo ferramentascomputacionaisedeinformaçãoparaarealizaçãodepesquisasdeforma multidisciplinar.
OutrogrupodoCampusquecontemplaocursodeLicenciaturaemInformática é o Grupo de Pesquisa em Linguagens, Culturas, Tecnologias e Inclusão (LICTI), em suas linhas de “Educação, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas” e “Tecnologia da Informação”, criadas para discutir o uso das tecnologias digitais educacionais nas diversas práticas pedagógicas e analisar suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem nas várias modalidades e níveis deensino.
Desta forma, os alunos do curso superior em Licenciatura em Informática deverão participar de atividades de pesquisa e extensão como projetos integradores, atividades complementares, estágio curricular, e iniciação científica contribuindo com os grupos de pesquisa CAPSI, LICTI e demais grupos do Campus.
Em conformidade com o Plano Nacional de Educação, as atividades de extensão do curso de Licenciatura em Informática, corresponderão à 10 % da matriz curricular do curso.
A extensão é a expressão direta e concreta do nível de qualidade pedagógica numa área profissional e, se constitui num elo com a comunidade, pela troca de experiência, comunicação de conhecimento e resolução de problemas. Na concretizaçãodoprojetopedagógicodelineadaparaocurso,aorganizaçãopretende- se de um programa contínuo de reciprocidade com a comunidade, com o intuito de utilizar as tecnologias da informação e comunicação no processo educacional nos diferentes níveis de ensino. Nestes programas,incluem-se:
· Promoçãodecursosedesessõesdeestudoscomaparticipaçãode
professores da educação básica, profissionalizante e superior;
· Promoção de semana acadêmica, seminários municipais, estaduais,nacionais e internacionais;
· Sistematização e divulgação de experiências pedagógicas que considerem a Computaçãonoprocessodaeducação,desenvolvidasemníveldeescola,nos conteúdosdemetodologiaepráticaspedagógicasenoambientedolaboratório de informática;
Emsíntese,pretende-sequeoInstituto/OCursodeLicenciaturaemInformática se constitua num espaço aberto à circulação e análise crítica do pensamento computacional e pedagógico – pólo pedagógico em favor do nível qualitativo do projeto educacional na sua totalidade, que busca superar a dicotomia entre teoria e prática, rompendo os paradigmas jáestabelecidos.
O atendimento ao educando está setorizado no IFPA através do Departamento de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas - DAEAI, responsável pelas ações sociais e orientação educacional. A referida coordenação dispõe de um Setor de Atendimento Psicossocial e Pedagógico, que promove ações no intuito de garantir a permanência dos estudantes na Instituição. Também oferece serviços de residênciamasculinaefeminina,alémderefeitório,práticasesportivas,socioculturais, informática e consultório médico. Estas ações são desenvolvidas em conformidade com o Decreto Nº 7.234, de 19 de julho de 2010, o qual dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES – definindo que as ações de assistência estudantil deverão ser desenvolvidas nas seguintes áreas: moradia estudantil; alimentação; transporte; atenção à saúde; inclusão digital; cultura; esporte; creche; apoio pedagógico; e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.
ODepartamentodeAssistênciaEstudantileAçõesInclusivas-DAEAIrecebe cotidianamente estudantes procurando ajuda profissional para a resolução de problemas sócio-afetivos, familiares, relativos à sexualidade, drogas, dificuldade de convivênciacomoscolegas,dúvidasquantoaofuturoprofissional,dentreoutros
próprios da adolescência e da juventude. Ressalta-se, nesse contexto, uma enorme demandadeeducandosdebaixarendaque,prestesadesistirdosestudos,procuram o setor na ânsia de serem contemplados com políticas de assistência estudantil, tais como residência escolar e alimentação gratuita, que facilite a continuidade de seus estudos. Tudo isso evidencia o papel fundamental do Departamento de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas enquanto setor estratégico para a garantia da permanênciaestudantil,melhoriadodesempenhoacadêmico,formaçãodacidadania e inclusão social através das políticas de assistência estudantil. O Departamento de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas dispõede:
· Alojamento feminino e masculino para alunos carentes e/ou oriundos de outrosmunicípios;
· Refeitório com disponibilidade de duas refeições diárias para a comunidade acadêmica e três para alunos residentes, ficando a alimentação supervisionadapordoisnutricionistas,umtécnicoemalimentoseumaequipe de cozinhaterceirizada;
· Ambulatório, composto pelo médico, dois técnicos em enfermagem e um auxiliar emenfermagem;
· Assistência pedagógica disponibilizada no DAEAI, composta por um pedagogo dosetor;
· Assistência psicológica, disponibilizada pela psicóloga do setor, com atendimento aos discentes em sala própria doDAEAI;
· Assistência social disponibilizada por um assistente social, com atendimento aos discentes em sala própria doDAEAI;
· Assistência esportiva, cultural, e de lazer disponibilizado pelo Setor de esporte, Lazer e Arte (SELA), o qual encontra-se na Diretoria de Pesquisa e Extensão doCampus;
· Assistência a bolsa estudantil disponibilizada através de editais internos da Diretoria de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação Tecnológica e Extensão e daDireçãodeEnsinodoCampuseporprojetoseprogramasaprovadospelos Núcleos dePesquisa;
· ProgramadeBolsapermanênciainstituídopelaResoluçãonº13de9demaio de 2013, do Conselho Deliberativo do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, a qual estabelece procedimentos para o pagamento de bolsa para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, bem como para estudantes indígenas e quilombolas, matriculados em cursos de graduação de instituições federais de ensinosuperior;
· Representatividade estudantil no colegiado do curso através de seu representante discente por turma e seu suplente, bem como apresentam um Centro Acadêmico, e um GrêmioEstudantil;
· Inclusão digital disponibilizada pelo acesso a internet em todos os computadores do Campus, em especial aos dos três laboratórios de informática e/ou laboratório de geoprocessamento, computadores da biblioteca, disponível a toda a comunidadeacadêmica;
· Acessibilidade, o Campus tem buscado continuamente realizar reformas e expansão de sua estrutura física, para se adequar às normas e padrões de acessibilidade para portadores de necessidadesespeciais;
· Programa de monitoria de ensino, o qual destina vagas para os estudantes de graduação do IFPA Castanhal, com bolsa para os alunos selecionados, conforme Instrução Normativa de nº02/2018.
É importante ressaltar ainda que, por conta da política de expansão dos InstitutosFederais,onúmerodeestudantesatendidostemsemultiplicadonosúltimos anos, sendo que a demanda por essas ações cresce proporcionalmente a esse aumento.
O curso adota a perspectiva da avaliação formativa, nesta perspectiva os instrumentos de avaliação propõem desafios ao conhecimento do aluno, levando-o a raciocinar para compreender e interpretar os problemas propostos. Pelas características do curso, a avaliação será realizada de forma contínua e sistemática tendo como ênfase a formação do aluno, podendo ser mediada pelos professores e pelo orientador acadêmico do eixo temático e pelos ambientes tecnológicos construídos para atender a essas especificidades.
A avaliação das aprendizagens será feita ao longo de cada etapa do curso, envolvendo as produções do aluno e o processo de desenvolvimento individual e grupal, explicitado em diferentes níveis de desempenho, conforme plano dos diferentes eixos temáticos e seus respectivos conteúdos. Vale ressaltar que é
necessárioestimularoautodidatismo,acapacidadedeauto-avaliaçãoeaautocrítica, as habilidades profissionais, a capacidade de trabalhar emequipes.
Os requisitos e critérios de avaliação do IFPA abrangem as disciplinas ministradas, a práticaeducativaeoestágiosupervisionado,projetointegrador,otrabalhoacadêmico de conclusão. A avaliação desenvolve-se atravésde:
a. Trabalhosouprovasindividuaisouemgrupos,pesquisasbibliográficasede campo, e discussõesorientadas;
b. Instrumentos escritos de acompanhamento e avaliação especifica das aquisições de conhecimentos e competências (construção de: relatórios técnicos, fichamentos, resenhas, resumos, artigos científicos e ainda de aulas de desempenho didático eseminários);
c. Observações práticas (laboratórios, visitas técnicas e trabalhos decampo)
d. Participação em fórum, chats e atividades postadas no ambiente virtual ou outras ferramentas de informação e comunicação.
A fórmula utilizada parar mensurar resultados é a seguinte:
MS = 1ªBI + 2ªBI
2
≥ 7,0
FR ≥ 75%
MS =Média Semestral;
1ª BI = 1ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem); 2ª BI = 2ª Bimestral (Verificação da Aprendizagem); FR = Frequência na disciplina;
O estudante será aprovado no componente curricular se obtiver Média Final maior ou igual a 7,00 (sete);
O aluno será aprovado com Avaliação Final se obtiver nota mínima 7,0 e o resultado das avaliações serão mensurados da seguinte forma:
MF = MS + PF
2
≥ 7,0 ; e
MF = Média Final;
MS = Média Semestral; PF = Prova Final;
O aluno que, por motivo justificado, previsto em lei, não puder realizar avaliações ou prestar exame nas datas previstas, é permitido realizá-los, em data determinada pelo professor, desde que a justificativa seja apresentada no prazo máximo de até 48 horas, via requerimento protocolado ao Departamento de Ensino e Políticas Educacionais do Campus.
Cabe ao docente responsável pelo desenvolvimento do componente curricular a aplicação da avaliação da aprendizagem, bem como a apuração do resultado da verificação,observandooprocessoderecuperaçãoparalela.Medianteoregulamento Didático pedagógico do Ensino (Art. 286) e Nota Técnica 05/2017 (PROEN), a recuperação paralela da aprendizagem é de oferta obrigatória pelas instituições de ensino para os casos de discentes com baixo rendimento escolar, deverá desenvolver-sedemodocontínuoeparaleloaolongodoprocessopedagógico,tendo por finalidade corrigir as deficiências do processo de ensino e aprendizagem detectada ao longo do períodoletivo.
O curso obedece ao regulamento da organização didática do desenvolvimento do ensino do IFPA, que são normas estabelecidas visando organizar o ensino/aprendizagem no âmbito do IFPA, e que possui, portanto, os elementos norteadores que regulamentam as rotinas acadêmicas como: trancamento de matrícula, aproveitamento de conhecimentos e experiências, entre outros.
A Organização Didática de Desenvolvimento de Ensino do IFPA, em seu Capítulo XV – Do Aproveitamento de Estudos e de Experiências Anteriores, no seu Art. 65, diz:
"Entende-se por aproveitamento de estudos o processode discussão no CNE/CEB reconhecimento de disciplinas, competências ou etapas cursadas com aprovação em curso do Ensino Integrado e Subsequente, bem como no Ensino Superior, desde que diretamente relacionado com o perfil profissional de conclusa específica, com aprovações no IFPA ou em outras Instituições de Ensino, credenciadas pelo Ministério da Educação, bemcomo
Instituições Estrangeiras, para a obtenção de habilidades diversas, conforme estabelece o Art. 11 da Resolução CNE/CEB nº 04/99".
Para que o aproveitamento de estudos seja realizado é necessário que exista compatibilidade de 80% em termos de carga horária e de conteúdo programático em relaçãoaocomponentecurricularjárealizadopeloalunocomocomponentedamatriz do curso de Licenciatura em Informática vigente para a turma dosolicitante.
Para que o discente solicite o aproveitamento de estudos é necessário o preenchimento de formulário de solicitação, tendo como anexos as seguintes comprovações: histórico escolar e o conteúdo programático devidamente reconhecidos pela instituição onde o componente foi cursado.
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