Projeto Pedagógico do Curso

O Curso é voltado, especificamente, para a formação multidisciplinar na áreadeconhecimentodasCiênciasHumanaseSociaisdeeducadoreseeducadoras para a docência nos anos finais do Ensino Fundamental, ou seja, do 6º ao 9º anos, e no Ensino Médio nas escolas do campo de acordo com o que prevê a Resolução/CD/FNDE Nº 06 de 17 de março de 2009. Serão garantidas, ao longo dos quatro anos da formação docente, disciplinas que contribuam com o conhecimento em Ciências Agrárias eLinguagem.

Dessa forma, é pretendida a formação de educadores e educadoras que sejam facilitadores e estimuladores no processo de aprendizagem, na gestão participativa da escola atribuindo autonomia às escolas para elaborar e executar sua proposta pedagógica de acordo com os princípios de flexibilidade, autonomia e descentralização, conforme preconiza a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) Nº 9.394/96.

Ainda, de acordo com as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo:

Parágrafo único. A identidade da escola do campo é definida pela sua vinculação às questões inerentes à sua realidade, ancorando-se na temporalidade e saberes próprios dos estudantes, na memória coletiva que sinaliza futuros, na rede de ciência e tecnologia disponível na sociedade enos movimentossociaisemdefesadeprojetosqueassociemassoluçõesexigidas por essas questões à qualidade social da vida coletiva nopaís.

 

 

Dessa forma, para atender as pautas da educação do campo no que se refere àvalorizaçãoeformaçãodessessujeitoseàcriaçãodeumparadigmasustentávelde desenvolvimento coletivo, o Curso de Licenciatura em Educação do Campo forma profissionaisquetenhamcomoprincípiosaconcepçãodemocráticadedireitos(como o direito a igualdade social, o direito à Educação, à justiça social, dentre outros), a éticaeorespeitoàdiversidadeemtodososseusaspectos:sociais,culturais,políticos, econômicos, de gênero, geração eetnia.

Para isso, será estimulado ao longo do curso, sobretudo através da experiência, socialização e reflexão dos instrumentos e resultados da pedagogia da alternância, que o futuro professor adquira as seguintes habilidades:

a)     Capacidade de identificar e resolver problemas educativos ao lidar com a complexidade docampo;


b)        Desenvolver práticas avaliativas pautadas nos princípios da avaliação emancipatória;

c)    Gerir processos educativos e desenvolver estratégias pedagógicas que visem à formação de sujeitos autônomos e criativos, capazes de produzir soluções para questões inerentes a suarealidade;

d)    Assumir atitude investigativa, reflexiva, problematizadora e ética na busca da produção coletiva doconhecimento;

e)  Obtersensibilidadeàsdesigualdadessociaisereconhecimentodadiversidadedos saberes e das diferençasétnico-culturais;

f)   Utilizar novas tecnologias naeducação.

 

Dopontodevistapedagógico,cabeàformaçãodoslicenciadosnodomíniodas ferramentasdeplanejamento,gestão,desenvolvimentoeavaliaçãodosprocessosde ensino-aprendizagem, inserido o estudo/debate sobre o currículo integrado, a pedagogia da alternância, a pesquisa e o trabalho como princípios educativos, cujo processo de construção do conhecimento será realizado a partir de uma articulação integrada entre a realidade do sujeito do campo e as teorias subjacentes a cada área doconhecimento.

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1.                  OBJETIVOS

 

 

4.1- Objetivo Geral

FormarprofessoresparaatuarnassériesfinaisdoEnsinoFundamental,no Ensino Médio e na Educação de Jovens e adultos na área das Ciências Humanas e Sociais das escolas docampo.

 

 

4.2- Objetivos Específicos

 

 

·      Desenvolver estratégias pedagógicas que visem a formação de sujeitos humanosautônomoseempreendedores,capazesdeproduzirsoluçõesparaquestões inerentes à sua realidade, pautadas no desenvolvimento sustentável docampo;

·      Oportunizar aos alunos dos Cursos de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Humanas e Sociais, o conhecimento sobre as experiências diversificadas de prática docente existentes na educação docampo;

 

·      Favoreceraarticulaçãoentreensino-pesquisaeextensãodesdeoinício do curso, por meio da instrumentalização dos educadores para a investigação e análise crítica do contexto educacional, propondo soluções progressistas para os problemasverificadosnapráticaeducativa,atravésdeprojetospedagógicosdeapoio;

·      Estabelecer mecanismos de integração entre os acadêmicos da LicenciaturaeInstituiçõesdeEnsinoEstadualeMunicipal,SindicatosdoTrabalhador Rural, ONGs, Movimentos Sociais e Sistema de Arranjos ProdutivosLocais;

·      Integrar os conhecimentos científicos, tecnológicos, sociais e humanísticos e os conhecimentos e habilidades relativas às atividades técnicas do trabalho e de produçãoregional;

 

·      Promover uma articulação entre os eixos curriculares que compõem a matrizcurriculardocursodeLicenciaturaemEducaçãoparaoCamponaperspectiva de uma açãointerdisciplinar.

 

 

1.    METODOLOGIA

 

Os docentes do curso de Licenciatura em Educação do Campo do IFPA Campus Bragança, ao organizarem seus planos de ensino devem optar por metodologiasqueestejamdeacordocomosprincípiosnorteadoresexplicitadosneste PPC, a respeito das orientações pedagógicas descritas no item 6.3, considerando os Tempos Acadêmicos eComunidade.

No início de cada semestre letivo ocorrerá um momento de planejamento coletivo, onde, a partir da apresentação e troca dos conteúdos a serem trabalhados em cada disciplina, os professores poderão prever a integração de componentes curriculares. Essa integração deverá constar no Plano de Disciplina que será executado ao longo do semestre. Além da integração de disciplinas, o Plano também


deverá conter: os conteúdos a serem trabalhados, instrumentos de avaliação e bibliografias, entre outros.

Outros dois momentos de construção coletiva são: a criação do Plano de Pesquisa/Estudos a ser desenvolvidos pelos estudantes no Tempo Comunidade e a Partilha de Saberes ou Seminário de Socialização que ocorre no retorno ao Tempo Acadêmico.Éobrigatóriaapresençadetodososprofessoresqueatuarãonoperíodo letivo, de forma a assegurar a elaboração, socialização, debate dos planos de aula e garantir a materialização da integração curricular em todos osmomentos.

Éobrigatórioqueodocentedirecionepelomenosumadasduasavaliaçõesdo semestre para o resultado do Tempo Comunidade e do Projeto integrador, evitando, assim, que o discente fique sobrecarregado com muitas atividades avaliativas e isso desestimule sua atuação e dedicação ao TempoComunidade.

Em relação ao ensino no Tempo Acadêmico, de acordo com ascaracterísticas de cada disciplina e turma, é necessário que o professor adapte os referidos procedimentos metodológicos, no intuito de possibilitar maior aproveitamento no processo de ensino e aprendizagem. Aqui são elencados procedimentos metodológicos que poderão ser adotados pelo professor no processo educacional de ensino eaprendizagem:

a)   Aula expositiva dialogada utilizando projetor multimídia e quadrobranco;

b)   Leitura, interpretação e produção de textos a partir de discussões coletivas também utilizadas em outras disciplinas, otimizando a carga de leitura dosdiscentes;

c)   Pesquisa bibliográfica indicada na disciplina e/ou outra e registro escrito da pesquisa;

d)      Dinâmicas de grupo que promovam a interação, respeito mútuo e participação nocoletivo;

e)      Oficinas pedagógicas em sala de aula utilizando recurso tecnológico adequado;

f)    Discussão, debate e conclusões de temas previamente estabelecidos para estudo na disciplina e/ou outras áreas doconhecimento;

g)   Seminários, encontros e relatórios das atividades desenvolvidas articuladas com asdisciplinas;

h)   Apresentação oral e escrita de conclusões e articulação com asdisciplinas;


i)   Aulasdecampoquepossibilitemaoalunoassociaroconteúdoministradoem sala de aula com o contexto do local e/ou comunidade visitada, por meio de prática/vivência dos acadêmicos em campo, integrando diferentes disciplinas do semestre e avaliados por meio de atividadesintegradoras;

j)   Visitas técnicas integradas que permitam aos alunos vislumbrar odesenrolar da teoria nocotidiano;

k)   Construção de MapasConceituais.

A recuperação da aprendizagem ocorrerá como determina o regulamento didático pedagógico da instituição, realizada em horário diverso da oferta do curso, utilizando os horários de atendimento ao discente previstos para cada um dos docentes. Além disso, os docentes poderão ter monitores das disciplinas, auxiliando no êxito dos discentes no curso.

Será incentivada a participação dos alunos e docentes em Encontros destinados à Temática da Educação do Campo, tendo esses eventos caráter acadêmico ou de ação coletiva/movimentos sociais.

Adicionalmente serão ofertadas esporadicamente: incentivo à participação de congressos ou similares que tratem da educação e/ou ciências humanas; minicursos; palestras; projetos de iniciação à docência e residência pedagógica; estágio supervisionado e práticas pedagógicas; entre outros. Caberá aos docentes, devidamente registrado em seu plano de ensino, indicar quais das atividades comporão a carga horária. Em caso de dúvida, o colegiado deverá ser consultado.

 

 

 

1.        APOIO AODISCENTE

 

 

ACoordenaçãodoCursoseráolocaldereferênciaparaatenderosdiscentesem suas demandas relativas ao curso, ao corpo docente ou à Instituição. Em situações nas quais haja necessidade de intervenção direta com o discente, a Coordenação do Curso conta com o apoio da Coordenação Pedagógica do Campus Bragança, que dispõe de assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e técnicos em assuntos educacionais,alémdeparceriasexternascomaprefeituradomunicípiodeBragança, pormeiodoCentrodeAtençãoPsicossocialdaCAPS.Ainteraçãoeopermanente


diálogoentreessesdiferentesatores,constituem-secomopapelsubstancialdeapoio aodiscente.

O IFPA - Campus Bragança dispõe do Programa de Assistência Estudantil, desenvolve programas de atendimento universal aos estudantes e de atendimento aos estudantes em vulnerabilidade social para prover as condições necessárias para a permanência e o êxito durante o percurso escolar na instituição. O Campus dispõe ainda de Restaurante Universitário para os alunos que precisam estudar no contra turno ou que não possuem condições financeiras de subsidiar uma alimentação saudável e balanceada diariamente. Em operação desde 2018, serve refeições nos três períodos para todos os alunos regularmente matriculados.

A Coordenação de Assistência Estudantil tem atuado de maneira a atender ao Decreto 7.234/2010, buscando implementar o Programa de Assistência Estudantil de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão, visando o atendimento de estudantes regularmente matriculados nos cursos presenciais do IFPA/Bragança, com foco nas seguintes ações: moradia estudantil; alimentação; transporte; atenção à saúde; inclusão digital; cultura; esporte; creche; apoio pedagógico; e acesso, participação e aprendizagem de estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades e superdotação.

São disponibilizadas bolsas de monitoria com ofertas semestrais, via edital, para que o discente possa atuar como monitor de disciplinas, constituindo-se como uma oportunidade para o discente exercer o que aprendeu anteriormente no curso, além de fomentar a área da docência como possível campo de atuação.

Os estudantes também são incentivados e orientados a participação em eventos científicos, intercâmbios e centros acadêmicos. Os alunos tem um horáriode atendimentoindividualemsalasespecíficas.Ocampusrealizaeventosemprevenção ao suicídio (setembro amarelo), câncer de mama (outubro rosa) e acolhimento dos novos alunos (semana docalouro).

Por fim, o campus conta também com o Núcleo de Atendimento as Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) e aulas de nivelamento. No início de cada ano letivo também são realizados nivelamento de matemática e português, como forma de apoio aos discentes do Campus.


2.        ACESSIBILIDADE

 

13.1 Política De Inclusão Social e Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas

Adimensãodaspolíticasdeinclusão,asseguraqueainclusãosejaocentro do desenvolvimento da escola, fomentando todas as ações e as políticas para que melhoreaaprendizagem,permanênciaeêxitodosdiscentes.Nessesentidoocampus Bragança tem o Programa de Monitoria de Ensino do IFPA é destinado a estudantes regularmentematriculadosnoscursossuperioresdegraduaçãodoIFPA,emsituação de vulnerabilidade social para o caso de monitoria com bolsa, orientados pordocente efetivo ou substituto do IFPA, e extensivo aos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas – NAPNE. Monitoria de ensino é a realização de ações de assistência a aulas ou a atividades de auxílio ao professor com a finalidade de melhoria do processo de ensino aprendizagem nos cursos superiores de graduação do IFPA, favorecendo a articulação entre teoria e prática no processoensino-aprendizagem.

A inclusão e o acesso das pessoas com necessidades específicas no processo educativo ocorrerá através de recursos didáticos pedagógicos, subsidiado por meio do Núcleo de Apoio às Pessoas com necessidades Específicas - NAPNE, que disponibilizará o material pedagógico necessário ao educando especial para o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem.

Por meio da Divisão de Qualidade de Vida e Assistência Social (DQVAS) o campus tem Auxílio Pessoa com Deficiência-PcD. Trata-se de um apoio financeiro aos estudantes que possuam algum tipo de deficiência, visando contribuir com as despesas de alimentação, transporte, moradia e material de apoio pedagógico, durante o tempo regular do curso, até a integralizaçãocurricular.

O NAPNE é um setor que, em parceria com os demais setores da instituição, articula as políticas voltadas à inclusão educacional das pessoas com necessidades educacionais específicas. O Núcleo fomenta atividades de extensão e de pesquisa no sentido de desenvolver material didático-pedagógico específico a ser utilizado e realizar programas de treinamento à comunidade acadêmica voltada à educação inclusiva.

Consideram-se público-alvo do NAPNE estudantes com necessidades educacionais específicas, a exemplo: I — estudantes com deficiência: aqueles que


têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, Mental, sensorial e psicossocial. II — estudantes com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimentodasrelaçõessociais,dacomunicaçãoouestereotipiasmotoras.III- estudantes com Transtorno do Espectro Autista. IV — estudantes com altas habilidades/superdotação. V — estudantes com distúrbios de aprendizagem e/ou necessidades educacionais específicas provisórias de atendimento educacional (acidentes, depressão, lutoetc.).

São ações atribuídas ao NAPNE: I - Desenvolver ações de implantação e implementação das políticas de inclusão, conforme as demandas existentes nos Campi e as diretrizes do Ministério da Educação por meio de projetos, assessorias e ações educacionais, na região de abrangência do Campus. II — Contribuir na implementação de políticas de permanência e conclusão com êxito dos alunos com necessidadeseducacionaisespecíficas.III—Promoveraculturadainclusãoparaque construa conhecimentos técnicos e valores sociais durante seu percurso formativo que oriente a sua vida social de forma consciente e comprometida. IV — Estimular a educação para o exercício da cidadania, a convivência, a aceitação da diferença, a quebra das barreiras atitudinais, arquitetônicas e comunicacionais. V — Elaborar programa de atendimento aos estudantes com necessidades educacionais específicas do Campus, bem como auxiliar os professores no planejamento dassuas aulas para atendimento dos alunos com necessidades educacionais específicas. VI - Contribuir na implementação de políticas de acesso para execução do processo seletivo, a fim de assistir o candidato naquilo que ele necessitar para realização do exame. VII — Articular os diversos setores do IFPA, nas atividades relativas à inclusão,nadefiniçãodeprioridadesdeações,aquisiçãodeequipamentos,software, material didático pedagógico a ser utilizado nas práticas educativas e estímulo à aquisiçãoedesenvolvimentodeTecnologiaAssistiva;VIII-ElaborareexecutarPlano de Atendimento Educacional Especializado, considerando a particularidade de cada estudante e sua necessidade educacional específica; IX - Avaliar a funcionalidade e aplicabilidade dos recursos e da tecnologia assistiva disponibilizadas a fim de ajustar as demandas do estudante; X - Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicosedeacessibilidadeutilizadospeloaluno;XI-Ensinareusaratecnologia assistiva de forma a ampliar habilidades funcionais dos alunos,promovendo


autonomia e participação; XII - Estabelecer articulação com os professores visando à disponibilização dos serviços, dos recursos pedagógicos e de acessibilidade e das estratégias que promovem a participação e aprendizagem dos estudantes nas atividades escolares; XIII - Participar na elaboração dos editais de seleções, processos seletivos e na contratação de profissionais habilitados que viabilize as aprendizagens dos alunos considerando suas necessidades educacionais e potencialidades;

Em relação ao espaço físico da Instituição, o campus Bragança possui uma rota acessível, identificada com sinalização e piso tátil tipo emborrachado e em concreto, interligando o acesso de alunos às áreas administrativas, de prática esportiva, de recreação, de alimentação, salas de aula, laboratórios, bibliotecas, centros de leitura e demais ambientes pedagógicos. Todos estes ambientes são acessíveis a todos os frequentadores. Todos os elementos do mobiliário interno são acessíveis,garantindo-seasáreasdeaproximaçãoemanobraeasfaixasdealcance manual, visual eauditivo;

Nas salas de aula, têm-se mesas individuais para alunos, quando necessário, pelo menos 1% do total de mesas acessível a PCR (pessoas em cadeiras de rodas);

As lousas acessíveis e instaladas a uma altura inferior máxima de 0,90 m do piso; os elementos do mobiliário urbano da edificação como bebedouros, guichês e balcões de atendimento acessíveis, altura inferior máxima de 0,90 m;

Nasbibliotecasecentrosdeleitura,oslocaisdepesquisa,fichários,salaspara estudoeleitura,terminaisdeconsulta,balcõesdeatendimentoeáreasdeconvivência sãoacessíveis.

Os alunos podem utilizar elevador para acesso ao andar superior das salasde aula, ele está adaptado a recebercadeirantes.

Para as edificações que sofreram correções na planimétrica (altura) em decorrência do nível do terreno, tem-se rampas identificadas com corrimão piso tátil em concreto e área de manobra para cadeirantes.

O curso de Licenciatura em Educação do Campo conta com os seguintes componentes curriculares que se propõem discutir a inclusão das pessoas com deficiência na escola e na sociedade: Libras, Educação Especial, Educação para a Diversidade, Compreensão da Função Social da Educação, entre outras que discutirão o tema da Inclusão em suas ementas. A inclusão e o acesso das pessoas


com deficiência no processo educativo dentro do IFPA Campus Bragança ocorrerão por intermédio de recursos didáticos pedagógicos, subsidiado por meio do Núcleo de ApoioàsPessoascomnecessidadesEspecíficas–NAPNE.PortantooIFPA-Campus Bragança está apto a receber os alunos que apresentem algum tipo de necessidade específica.

 

 

1.        AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO EAPRENDIZAGEM

 

 

OsprocedimentosavaliativosseguemasnormasInstitucionaisconformeo sistemademensuraçãoparaatribuiçãodenotas;noTempoAcadêmicosãoatribuídas duas notas que equivalem a 1ª e 2ª Bimestrais, sendo que se o aluno não conseguir obter a nota mínima (7) terá a oportunidade para realizar a avaliaçãofinal.

Em relação ao Tempo Comunidade, é atribuída uma nota articulada ao Tempo Acadêmico através do Plano de Pesquisa. Essa nota deve ser considerada empelomenosumadasduasavaliações.Oprocessoderealizaçãodestaetapa,que envolve:

1.   Acompanhamento específico dos docentes nas localidades dosalunos;

2.   Orientação dapesquisa-ação;

3.   Orientação para organização doportfólio;

4.   Correção doportfólio;

5.  Socialização da pesquisa-ação e partilha dos saberes no retorno ao próximo TempoAcadêmico.

O processo de avaliação no curso de Educação do Campo propõe-se a englobar o processo de construção dos conhecimentos, das habilidades e valores, medianteaformadeterminadadetrabalho,concepçãodeaprendizagem,metodologia deensino,deconteúdosearelaçãodocente/discenteediscente/discentequedeverá ser desenvolvida ao longo dos semestres letivos. A avaliação do processo ensino e aprendizagem terá como objetivo principal diagnosticar processualmente a aprendizagem dos educandos, por meio de atividades diversificadas. A praticidade dessa avaliação seguirá as prerrogativas contidas no Regulamento Didático- Pedagógico do Ensino noIFPA.


O processo de avaliação do desempenho acadêmico é realizado bimestralmente, considerando aspectos de assiduidade e aproveitamento. A assiduidade diz respeito à frequência às aulas teóricas, práticas, aos trabalhos escolares, aos exercícios de aplicação e atividades práticas. O aproveitamento é avaliadoatravésdeacompanhamentocontínuodoestudanteedosresultadosporele obtidos nas atividades avaliativas, partindo dos seguintesprincípios:

a)   Prevalência dos aspectos qualitativos sobre osquantitativos;

b)     Inclusão de tarefas contextualizadas e diversidade de instrumentos avaliativos;

c)   Manutenção de diálogo permanente com oaluno;

d)   Utilização funcional doconhecimento;

e)   Divulgação dos critérios avaliativos, antes da efetivação dasatividades;

f)  Exigênciadosmesmosprocedimentosdeavaliaçãoparatodososalunos;

g)     Apoio disponível para aqueles que têm dificuldades, ressaltando a recuperaçãoparalela;

h)      Estratégias cognitivas e metacognitivas como aspectos a serem considerados nacorreção;

i)     Incidência da correção dos erros mais importantes sob a ótica da construção de conhecimentos, atitudes ehabilidades;

j)    Importância conferida às aptidões dos alunos, aos seus conhecimentos prévios e ao domínio atual dos conhecimentos que contribuam para a construção do perfil do futuroegresso;

k)   Autoavaliação

Odiscentequeobtiverfrequênciainferiora75%(setentaecincoporcento) dototaldacargahoráriadocomponentecurricularseráconsideradoautomaticamente reprovado nomesmo.

Ao discente que faltar a uma avaliação por motivo amparado pelo Regulamento Didático Pedagógico, será concedida uma segunda chamada para realização de provas ou atividades destinadas a atribuições de notas, consoante o calendário determinado para tal.

Ao discente que deixar de executar qualquer trabalho, prova ou tarefa de avaliação determinados pelo professor, perderá os pontos a eles destinados, ressalvados aos casos previstos neste documento.


A avaliação é parte integrante do processo de formação e tem o objetivo de diagnosticar a construção dos conhecimentos, habilidades e valores, orientando mudanças metodológicas centradas no domínio sócio afetivo e atitudinal; e na aplicação dos saberes por parte do discente, processando-se de modo global, contínuo, sistemático e cumulativo em todos os componentes curriculares, com os critérios de julgamento dos resultados previamente discutidos com os discentes.

A sistemática de avaliação basear-se-á nos seguintes aspectos:

a)   Serdiagnóstica,contínuaecumulativa,comafinalidadedeacompanhar e aperfeiçoar o processo de desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades e valores, obedecendo à ordenação e à sequência do ensino, bem como a orientação docurrículo;

b)    Observar a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação os valores,osconhecimentoseashabilidadesnecessáriasparaodesempenhoeficiente e eficaz de atividades requeridas pela natureza docurso;

c)     Criar condições para que o aluno possa construir ativamente seu conhecimento a partir de sua própria prática e das sucessivas mudanças provocadas pelas transformações gradativamenteassimiladas.

É fundamental que os instrumentos da avaliação da aprendizagem estimulem o discente ao hábito da pesquisa, à criatividade, ao autodesenvolvimento, à atitude crítico reflexiva, predominando os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Deve-se fomentar o exercício de mudança de um ensino voltado essencialmenteparaatransmissãodoconteúdo,paraaaprendizagememconstrução e produção de conhecimento, com foco na autonomia doaluno.

Oprofessordeveassumiropapeldemediadornoprocessodecondutordo conhecimento,realizandointervençõespontuaisnaconduçãodasaulas.Oalunodeve sair da posição de mero ouvinte para assumir posição mais ativa e muitas vezes de protagonismo em sala de aula em que, juntamente com o auxilio do professor, possibilitará desenvolver maior autonomia, além de aflorar a crítica, ampliação do campo de visão sobre situações entreoutros.

Os instrumentos de avaliação serão diversificados, compreendendo exercícios com defesas oral-escritas, testes objetivos, provas discursivas, provas orais,seminários,projetosorientados,experimentaçõespráticas,atividadesculturais, jornadas pedagógicas, autoavaliação, dentre outros; sendo,obrigatoriamente,


necessário o registro de qualquer procedimento de avaliação, tendo em vista uma avaliação progressiva ao longo do semestre, considerando ainda a apuração da assiduidade do discente.

A autoavaliação deve ser colocada em prática e ser realizada de maneira sériaetransparenteparaquetantooalunoquantooprofessortenhamrealdimensão dospontosaseremmelhoradoseassimserempensadasasestratégiasdemelhorias, especialmente porque muitos dos professores costumam encontrar o mesmo aluno e turma em diferentes semestres docurso.

Os resultados das avaliações serão utilizados pelo docente paraidentificar os avanços e dificuldades do discente, com vistas ao redimensionamento dotrabalho pedagógico na perspectiva da melhoria do processo ensino eaprendizagem.

 
 


O resultado de cada culminância será entregue pelo docente à Coordenação do Curso, após conhecimento dos discentes, e lançado no Sistema de GerenciamentoAcadêmico,conformeorientaoRegulamentoDidático-Pedagógicodo Ensino no IFPA. Os valores deverão ser observados por meio da iniciativa, relacionamento interpessoal, autonomia, responsabilidade, relacionamento com o público, utilizando instrumentos como fichas de frequência, registro de entrega das tarefas, dos trabalhos individuais ou em grupos, seminários, lista de exercícios, exposições de trabalhos, provas e/ou relatórios técnicos. Os resultados das avaliações serão mensurados da seguinte maneira: I – Para a avaliação Semestral utiliza-se a fórmula descritaabaixo:

1ª BI=1ª Bimestral (verificação da aprendizagem)

2ª BI=2ª Bimestral (nota do Tempo Comunidade/Projeto integrador)

a)  -Odiscenteseráaprovadonadisciplinapormédia,seobtivernotamaior ou igual a sete (≥7,0).

b)   - Caso a Média Semestral (MS) seja menor que sete (< 7,0), o discente fará provafinal.


c)   - O discente estará aprovado após a realização da prova final se obtiver Média Final maior ou igual a sete(≥7,0).

d)   - O resultado da Média Final será obtido da seguinteforma:

 

 

 
 

 

 

 
 

 

 

Os estudos de recuperação deverão desenvolver-se de modo contínuo e paralelo, tendo por finalidade corrigir as deficiências do processo de ensino e aprendizagem detectadas ao longo do ano letivo. A recuperação contínua e paralela é denominada reforço da aprendizagem, devendo ser desenvolvida em sala de aula ou por meio de atividades extraclasse e se destina a discentes que, no decorrer das avaliações, não tenham atingido rendimentoregular.

Odocentedeveráestabelecerestratégiasderecuperação,adotandocritériospara os discentes com menores rendimentos nas atividades, que deverão ser traduzidas em novas avaliações. As novas avaliações substituirão as anteriores, se estas apresentarem nota superior. Os alunos que obtiverem nota igual ou superior a 7,0 (sete) que pretenderem realizar as atividades avaliativas referentes à recuperação, submeter-se-ão ao critério do docente deefetivá-las.

 

 

 

 

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