Projeto Pedagógico do Curso

5 PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO Desta maneira, o presente curso objetiva formar o profissional de Ciências Biológicas para atuar na Educação – Escolas de Ensino Fundamental e Médio, das redes pública e privada – e que, além disto, possa atuar como cidadão de maneira autônoma e crítica da realidade social na qual está inserido. O profissional deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Ciências Biológicas em todas as suas dimensões, que supõe amplo domínio da natureza e do conhecimento biológico e, deverá se tornar abrangente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida; sob parâmetros bioéticos legais. O mesmo, deve ainda ser capaz de assimilar as novas tecnologias e a manipular mídias, estimulado pelas potencialidades das Ciências Biológicas sempre visando o atendimento às demandas da sociedade. O Licenciado deverá ter consciência de sua responsabilidade como educador, estando apto a atuar de maneira multi e interdisciplinarmente, preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas. Este profissional será capacitado a atender às necessidades do Ensino Fundamental (séries finais) e Ensino Médio em escolas públicas e privadas, trabalhando o conteúdo de forma integrada, estimulando o raciocínio crítico e a criatividade dos discentes no que se refere às questões fundamentais das ciências naturais, tendo o papel de contribuir para construção do conhecimento científico dos discentes, vinculando esses conhecimentos as questões práticas da realidade local e incentivando projetos curriculares voltados para a temática científico-tecnológica da área de Ciências e Biologia. De acordo com o Parecer CNE/CES nº 1301/2001, de 06/11/2001, e demais orientações regimentais, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas está estruturado de forma a qualificar os seus graduandos para o desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem relacionados ao Ensino Fundamental e Médio. Portanto, o currículo do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas está organizado de modo a formar o egresso: • Generalista, crítico, ético e cidadão, com espírito de solidariedade; Generalista, crítico, ético e cidadão, com espírito de solidariedade; Detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem; • Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança, na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos, quanto na formulação de políticas, e de se tornar agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida; • Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais; • Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional; • Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo; • Preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação. E ainda, de acordo com o estabelecido na Resolução nº 227/2010, de 18 de agosto de 2010, que dispõe sobre a regulamentação das Atividades Profissionais e das Áreas de Atuação do Biólogo, em Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e, Biotecnologia e Produção, conforme áreas discriminadas pelo Conselho Federal de Biologia e suas modificações futuras. 

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4 OBJETIVOS4.1 Objetivo GeralO curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFPA, Campus Itaituba, temcomo objetivo formar profissionais com as competências e habilidades necessáriaspara atuar como docentes no campo da Educação Básica (de acordo com a Lei nº9394/96 – Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a Resolução CNE/CP01/2002), especificamente, no Ensino Fundamental, na área de Ciências Naturais, eno Ensino Médio, na área de Ciências Biológicas, bem como em espaços de educaçãonão formal relacionados à educação científica.4.2 Objetivos EspecíficosTendo em vista as mudanças pelas quais passam a sociedade, e respondendoàs novas tarefas e desafios apontados anteriormente, o Curso de Licenciatura emCiências Biológicas, têm os seguintes objetivos específicos:• Proporcionar ao licenciando uma formação ampla, diversificada e sólida quantoaos conhecimentos científicos básicos e da área de Ciências Biológicas;• Promover, por meio das atividades práticas e dos estágios curricularesvivenciados em diversos espaços educacionais, a integralização dosconhecimentos específicos com as atividades de ensino;• Promover a imersão dos licenciados em ambientes de produção e divulgaçãocientíficas e culturais no contexto da educação em ciências;• Formar o educador consciente de seu papel na formação de cidadãos sob aperspectiva educacional, científica, ambiental e social;• Capacitar os futuros professores para o aprimoramento pessoal e profissionalConstante; Formar o profissional capaz de conduzir sua docência no ensino básico reconhecendo o caráter integrador do conhecimento biológico, sendo capaz de trabalhar de forma interdisciplinar. Nesta perspectiva, formar profissionais que atuem com base em princípios democráticos, respeitando a diversidade social, cultural e física das pessoas, participando da tomada de decisões a respeito dos rumos da sociedade a partir da consciência de seu papel como educador. Tais objetivos devem ser alcançados oferecendo ao discente um curso que fomente: a reflexão e a análise fundamentada na prática docente em todos os seus aspectos, a investigação científica, uma sólida formação em Ciências Biológicas e a articulação teoria-prática. 

7 METODOLOGIA As atividades teóricas e práticas presentes desde o início do curso permeiam toda a formação do Biólogo, de forma integrada e interdisciplinar. Para tanto é estimulada a implementação de metodologias no processo de ensinar-aprender que estimulem o discente a refletir sobre a realidade social e aprenda: a aprender, a conhecer, a ser, a fazer, a viver junto, visando desenvolver essas habilidades no contexto da integralidade da atenção, da humanização da assistência, da construção da interdisciplinaridade e do trabalho em equipe. As políticas institucionais do IFPA abrangem ações no âmbito do ensino, pesquisa e extensão, no sentido de consolidar a prática democrática e a inserção cidadã da instituição na realidade amazônica e no cenário nacional. O foco do ensino neste curso é a abordagem interdisciplinar, a flexibilidade curricular, a formação continuada, visando a mobilidade acadêmica, quando necessária. O curso está estruturado em conformidade com os parâmetros curriculares nacionais estabelecidos pelo Conselho Nacional de Educação, com o objetivo de formar cidadãos capazes de transformar a realidade social, valorizar a diversidade cultural e contribuir para o avanço científico e tecnológico da Amazônia. A extensão envolve 10% conforme apresentação do plano pedagógico do curso, principalmente, através de ações de articulação com a sociedade, com forte concentração nas áreas de arte e cultura, processos de organização social, oferta de cursos de pequena duração e ações empreendedoras na sociedade, em consonância com a Resolução N°397/2017-CONSUP/IFPA. A pesquisa, associada ao ensino e à extensão, objetiva à produção e à difusão de conhecimentos científicos, tecnológicos, artísticos e culturais que contribuam para a melhoria das condições de vida da sociedade, principalmente na região amazônica. As políticas de pesquisa do IFPA preveem ações dirigidas ao fortalecimento dos grupos de pesquisa já existentes na Instituição e à criação de novos grupos, para apoio de seus projetos, infraestrutura e captação de recursos; ao incentivo na qualificação de seus professores; à atração de novos docentes para a região, por meio de editais específicos; ao intercâmbio de pesquisadores com outras instituições científicas e tecnológicas, objetivando a permuta de experiências e o desenvolvimento de projetos comuns, estabelecendo termos de cooperação entre as instituições parceiras. Buscando alcançar a excelência na pesquisa, também é política do IFPA a integração entre a educação básica e a educação superior por meio de ações de iniciação científica do ensino médio. Ainda com referência à Pesquisa no IFPA, Campus Itaituba, uma outra forma de desenvolvimento desta e considerá-la como Princípio Educativo, desenvolvida através da indissociabilidade do Ensino-Pesquisa-Extensão em sala de aula, como metodologia de reforço do ensino-aprendizagem, onde um projeto de pesquisa-ação é desenvolvido junto com a turma inteira, dentro de um dos temas da disciplina, e os discentes aplicam os conhecimentos teóricos oriundos dos assuntos abordados em sala de aula, juntamente com as observações realizadas no cotidiano do discente, contemplando a contextualização direta com a sociedade onde o discente, o professor e o Campus estão inseridos, buscando alinhamentos com os arranjos produtivos locais e a inserção regional. O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas oferece a oportunidade aos discentes a participação em atividades que possibilitam a correlação do ensinopesquisa-extensão, por meio de aulas teórico-práticas realizadas nos laboratórios e em campo, bem como no cumprimento de atividades realizadas pelos professores, a exemplificar, os projetos de ensino, pesquisa e extensão realizados pelos docentes do curso ou por outros projetos de outros cursos onde envolvam conhecimentos específicos na área afim de Ciências Biológicas, projetos integradores, que poderão contribuir com recursos humanos e conhecimentos para a administração institucional l, ações governamentais ou ações de intervenção. O planejamento será realizado de forma coletiva, caracterizado como um ato de construção e reconstrução permanente daquilo que denominamos didaticamente de realidade intencional no pensamento e na escrita, cuja finalidade é fornecer subsídios teóricos e práticos para agir estrategicamente na formação para a cidadania do discente. São procedimentos metodológicos que poderão ser adotados pelo professor no processo educativo: • Aula expositiva dialogada utilizando data show e quadro branco; • Leitura, interpretação e produção de textos a partir de discussões coletivas também utilizadas em outras disciplinas como a Didática; • Pesquisa bibliográfica indicada na disciplina e/ou outra e registro escrito da pesquisa; • Atividades práticas em sala de aula relacionando com os estudos teóricos e outras áreas do conhecimento; • Dinâmicas de grupo que promovam a interação, respeito mútuo e participação no coletivo; • Oficinas em sala de aula ou laboratório utilizando recursos adequados; • Aulas práticas em laboratório; • Discussão, debate e conclusões de temas previamente estabelecidos para estudo na disciplina e/ou outras áreas do conhecimento; • Seminários e relatórios das atividades desenvolvidas articuladas com as disciplinas; • Apresentação oral e escrita de conclusões e articulação com as disciplinas; • Leitura de livro em acordo com as disciplinas; • Elaboração de tecnologias educacionais; • Elaboração e execução de projetos de ensino, pesquisa e extensão. Ressalvando-se o que está estabelecido na legislação pertinente, a saber: Regulamento Didático Pedagógico do IFPA art. 356, inciso II e LDB/9394 de 20 de dezembro de 1996 art. 13, inciso II.

12 APOIO AO DISCENTE A Política de Assistência Estudantil no IFPA é um conjunto de princípios e diretrizes que orientam a elaboração e implementação de ações que garantam o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes, com objetivo de promover a inclusão social, a formação plena, a produção de conhecimento, a melhoria do desempenho acadêmico e o bem-estar psicossocial. A referida política segue os princípios do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), Decreto nº 7.234/2010 do Governo Federal, e da Política de Assistência Estudantil do IFPA (Resolução nº 7/2020, CONSUP-IFPA). Encontram-se em funcionamento no Campus Itaituba, os seguintes programas de atendimento ao estudante, em acordo com a Resolução nº 05/2019, CONSUP-IFPA: • Apoio psicopedagógico; • Programa de monitoria de ensino; • Programa de acolhimento ao ingressante; • Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (NAPNE); • Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE); • Políticas de Assistência Estudantil; • Políticas de Permanência e Êxito. 12.1 Apoio Psicopedagógico O programa de apoio psicopedagógico do IFPA, Campus Itaituba, tem como propósito mediar processos de orientação e acompanhamento de discentes que se encontram em dificuldades de natureza emocional, relacional, vocacional, motora, visual, auditiva, entre outras que impliquem necessidades educacionais de aprendizagem. As ações desenvolvidas pelo Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) da instituição compreendem duas dimensões: 1) a criação de uma cultura de inclusão baseada na diversidade, respeito e convívio com as diferenças individuais; 2) o apoio psicopedagógico voltado ao acompanhamento do percurso acadêmico do estudante e à promoção da melhoria da qualidade do ensino. 12.2 Programa de monitoria de ensino A monitoria de ensino do IFPA, Campus Itaituba, rege-se através de edital, e estende-se ao Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Consiste na realização de ações de assistência as aulas e demais atividades que auxiliem os professores. Tem como objetivo geral a melhoria do processo de ensino-aprendizagem em cursos superiores, por meio do aperfeiçoamento da articulação entre a teoria e a prática durante o processo educativo. 12.3 Programas de Acolhimento ao Ingressante (PAI) Trata-se de um conjunto articulado de ações voltadas aos estudantes ingressantes, que atendem suas necessidades e dificuldades de aprendizado e adaptação geral à instituição, com objetivo de garantir sua permanência e seu êxito no decorrer do curso. Estas ações envolvem os conteúdos básicos de língua portuguesa, matemática, física e química, podem ser executadas pela Direção de Ensino, Coordenação Pedagógica, Coordenação de Curso e docentes, e assumem as seguintes formas: I. Projeto de nivelamento: visa suprir as lacunas dos novos estudantes, oriundas da baixa qualidade do Ensino Básico, relacionadas principalmente à língua portuguesa e matemática; II. Estímulo à participação nas atividades de ensino, pesquisa e extensão que favorecem o aprendizado, estimulam o exercício da autonomia do discente e sua intervenção na realidade, pautada pela ética e pelo rigor científico. As ações supracitadas agem sobre o processo de ensino, aumentando o desempenho acadêmico dos estudantes, reduzindo a reprovação e a evasão. Além disso, no início do ano letivo, realizam-se aulas inaugurais e palestras de apoio, promovidas pela Direção de Ensino, pelo Setor de Ensino e Políticas Educacionais e pela Coordenação de Curso. A representação dos discentes, sob tutela institucional, também promove uma recepção com dinâmicas que contribuem para a ambientação dos novos estudantes. 12.4 Políticas de Assistência Estudantil A Política de Assistência Estudantil do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, é composta por um conjunto de princípios que orientam a construção de programas e projetos que garantem o acesso, a permanência e o êxito do estudante durante seu percurso dentro da instituição. A assistência estudantil é um eixo central dessa política, pois age preventivamente para evitar a retenção e evasão decorrentes, na maioria dos casos, da fragilidade material do estudante, e, de modo geral, contribui decisivamente para melhoria do desempenho acadêmico no curso. O Programa de Assistência Estudantil (PAE) é constituído em consonância com o Decreto nº 7.234/2010, que regulamenta em âmbito nacional o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), e a resolução nº 7/2020, do CONSUP/IFPA, que regulamenta a Política de Assistência Estudantil da referida instituição. O objetivo do PAE é prover com auxílio material os estudantes para que se alcance um desempenho acadêmico satisfatório. No Campus Itaituba, seus princípios são: I. A formação ampliada e o desenvolvimento integral dos estudantes; II. A busca pela inclusão social; III. A equidade no acesso, permanência e êxito dos estudantes; IV. O respeito à dignidade do estudante; V. O incentivo da participação dos discentes nos assuntos relacionados à assistência estudantil; VI. A democratização do processo de definição das ações; A defesa da justiça social e da eliminação de qualquer forma de preconceito; VIII. O pluralismo de ideias e a liberdade como valor ético fundamental; IX. A ampla divulgação dos programas e projetos da assistência estudantil. Estes princípios, que norteiam a ação no Campus Itaituba, alinham-se com os objetivos gerais da Política de Assistência Estudantil do IFPA, que são: I. Contribuir para o acesso, permanência e êxito dos estudantes, prioritariamente aqueles em situação de vulnerabilidade social; II. Proporcionar aos estudantes permanência e êxito no percurso educacional, por meio de programas e projetos que reduzam os efeitos das desigualdades sociais e econômicas, favorecendo o aprendizado ao longo do percurso formativo; III. Proporcionar aos estudantes com necessidades educativas específicas as condições necessárias para o desenvolvimento acadêmico, conforme legislação vigente; IV. Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico, minimizando a retenção e evasão escolar; V. Promover e ampliar a formação integral dos estudantes, estimulando o desenvolvimento, criatividade, reflexão crítica, intercâmbio cultural, esportivo, artístico, político, científico e tecnológico; VI. Proporcionar condições de igualdade de oportunidades no exercício das atividades acadêmicas. As ações de Assistência ao Estudante do IFPA, Campus Itaituba, em consonância com a Resolução nº 7/2020, CONSUP-IFPA, priorizam as áreas de: moradia estudantil, alimentação, transporte e apoio pedagógico (material pedagógico e participação em eventos técnico-científicos, esportivos, culturais ou políticos). Também contemplam: a atenção à saúde; a inclusão digital; a cultura; o esporte; a creche; o acesso, participação e aprendizado dos estudantes com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades e superdotação. Além dessas ações, é possibilitado aos estudantes o acesso a bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), e de Iniciação à Extensão (PIBEX), através de concorrência em editais específicos, que levam em consideração, principalmente, o desempenho acadêmico dos discentes.

14 AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEMA avaliação da aprendizagem deve ser um processo amplo, contínuo, gradual,cumulativo, sistemático e cooperativo envolvendo todos os aspectos qualitativos equantitativos da formação do educando, conforme prescreve a Lei nº 9.394/96. AAvaliação será adotada seguindo os critérios estabelecidos no Regulamento DidáticoPedagógico do IFPA.A avaliação da aprendizagem deverá tomar como referência os parâmetrosorientadores de práticas avaliativas qualitativas, a saber:I. Domínio cognitivo – capacidade de relacionar o novo conhecimento com oconhecimento já adquirido;II. Cumprimento e qualidade dos trabalhos acadêmicos – execução de tarefascom requisitos previamente estabelecidos no prazo determinado compropriedade, empenho, iniciativa, disposição e interesse;III. Capacidade de realizar trabalhos acadêmicos em grupo com disposição,organização, liderança, cooperação e interação na atividade grupal;IV. Autonomia – iniciativa, capacidade de compreensão, de tomar decisão e/ou epropor alternativas para solução de problemas;V. Em cada instrumento de avaliação da aprendizagem, os parâmetrosorientadores de práticas avaliativas, quando aplicáveis, deverão serconsiderados em conjunto na apuração do desempenho acadêmico.A média semestral de cada disciplina cursada será calculada da seguinteForma: 

 

Onde: MS = Média Semestral em uma disciplina 1ª BI = 1ª Bimestral (verificação da aprendizagem) 2ª BI = 2ª Bimestral (verificação da aprendizagem) O discente será aprovado na disciplina se obtiver nota maior ou igual a sete (MS ≥ 7,0) e frequência igual ou superior a 75%. Caso a média semestral seja menor que sete (MS < 7,0), o discente fará avaliação final. O discente estará aprovado após a realização da avaliação final se obtiver Média Final maior ou igual a sete (MF ≥ 7,0), calculada da seguinte forma: Onde: MF = Média Final em uma disciplina MS = Média Semestral NPF = Nota da Avaliação Final. 14.1 Da Avaliação A avaliação da aprendizagem ocorrerá, por meio de notas atribuídas através de diferentes instrumentos de acordo com a peculiaridade de cada componente curricular, conforme segue: I. Elaboração e execução de projeto; II. Experimento; III. Pesquisa bibliográfica; IV. Pesquisa de campo; V. Avaliação escrita e/ou oral; VI. Avaliação prática; VII. Produção técnico-científica, artística ou cultural; VIII. Seminário. Os instrumentos de avaliação da aprendizagem podem ser aplicados de forma isolada ou conjuntamente na apuração do desempenho acadêmico dos estudantes. A execução de cada instrumento de avaliação da aprendizagem poderá ser realizada de forma individual ou em grupo pelos estudantes. O instrumento de avaliação da aprendizagem não previsto nos incisos I a VIII poderá ser utilizado, mediante apreciação do Setor de Ensino e Políticas Educacionais quanto a sua viabilidade, aplicação, eficiência e eficácia. 14.2 Da Revisão da Avaliação O estudante terá direito à revisão da avaliação, através de requerimento encaminhado à Coordenação de Curso, protocolado no prazo de até 02 (dois) dias úteis após a divulgação do resultado, seguindo os seguintes critérios: I. O professor responsável pelo componente curricular fará análise e emitirá parecer do pedido de revisão da avaliação, bem como o lançamento da nota/conceito no sistema de gerenciamento acadêmico, caso haja alteração; II. A Coordenação de Curso dará ciência ao estudante quanto ao parecer referente ao pedido de revisão da avaliação; III. Caso a turma do estudante esteja fechada no sistema de gerenciamento acadêmico (SIGAA), o lançamento da nota/conceito será realizado pela Registro Acadêmico do Campus; IV. O processo de revisão de avaliação deverá ser encaminhado ao Registro Acadêmico do Campus para arquivamento. 14.3 Da Avaliação de Segunda Chamada O estudante que perder uma avaliação poderá solicitar a 2ª chamada, que terá o mesmo peso da avaliação não realizada e será aplicada logo após o encerramento da carga horária da disciplina. O estudante que não comparecer às duas avaliações previstas para a mesma disciplina só poderá submeter-se à 2ª chamada uma única vez. O pedido de 2ª chamada ocorrerá através de requerimento encaminhado à Coordenação de Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, em até três dias úteis após a realização da avaliação. Ao realizar a 2ª chamada, o professor deve fazer constar nela a data e horário para divulgação do resultado e disponibilizar a lista de notas para que o estudante assine. 14.4 Da forma de retenção/dependência nas disciplinas Considera-se aprovado no componente curricular, o discente que obtiver nota final igual ou superior a 7,0 e frequência mínima nas aulas de 75%. O discente reprovado em qualquer componente curricular entra automaticamente em regime de dependência e deve regularizar seus estudos para efeito de integralização de seu percurso acadêmico. 14.5 Pré-requisitos de disciplinas O desenvolvimento da matriz curricular, por parte do discente, deverá seguir uma sequência lógica e estruturada de conteúdo. Desta forma, entende-se que alguns conteúdos devem servir de alicerce para conteúdos seguintes. Para possibilitar essa estruturação, nenhum discente poderá cursar disciplinas de dois semestres nãoconsecutivos e, além disso, deve respeitar alguns pré-requisitos, estabelecidos no presente PPC (Apêndice I). O curso é regulamentado de acordo com a Regulamento Didático Pedagógico do IFPA, em vigor. 14.6 Recuperação paralela A recuperação paralela da aprendizagem deverá desenvolver-se de modo contínuo ao longo do processo pedagógico, tendo por finalidade corrigir as dificuldades encontradas durante o processo de ensino e aprendizagem ao longo do período letivo. O docente realizará atividades orientadas à(s) dificuldade(s) do estudante ou grupo de estudantes, de acordo com a peculiaridade de cada disciplina, contendo entre outros: I – Revisão do conteúdo específico; II - Atividades individuais e/ou em grupo, como pesquisa bibliográfica, experimentos, demonstração prática, seminários, relatório, portfólio, avaliações escritas ou orais, pesquisa de campo, produção de textos e oficinas; III - Produção científica, artística ou cultural; Todos os docentes deverão desenvolver atividades para recuperação paralela da aprendizagem e deverá estar contida no plano de ensino.

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