Political-Pedagogic Project

1   PERFIL PROFISSIONAL DOEGRESSO

 

 

O Instituto Federal do Pará – Campus Abaetetuba forma Licenciados em Ciências Biológicas para atuar nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, na educação formal e não-formal. Estes egressos deverão ser capazes de produzir conhecimentos e lidar com situações desafiadoras, desenvolvendo projetos pedagógicos que contemplem a pluralidade de demandas de uma sociedade complexa e as diversas dimensões do processo ensino e aprendizagem.

Dentre o perfil necessário ao licenciado, destacamos a capacidade de integrar conhecimentos dos campos de saberes envolvidos na Educação em Ciências Biológicas, o desenvolvimento de habilidades instrumentais que o capacitem para a elaboração e desenvolvimento de recursos didáticos e instrucionais relativos à docência, bem como o desenvolvimento de habilidades para atuar como pesquisador no Ensino de Ciências e Biologia.

Espera-sequeoegressodesenvolvaasseguintescompetênciasehabilidades: excelência de conhecimento associado à capacidade de trabalhar em equipe; comprometimento com a formação continuada, estimulando a iniciativa de buscar novas formas de conhecimento e estratégias de pesquisa, formulando hipóteses e desenvolvendo projetos para a solução de problemas relacionados à sua profissão; capacidade analítica; versatilidade e criatividade, utilizando conhecimentos da área de informática, editores de texto, planilhas e uso da Internet; desenvolvendo a interação, integração e comunicação no ambiente profissional; a capacidade de liderança, habilidade para lidar adequadamente com adversidades e buscando bons resultados.Assimashabilidadespessoaiseprofissionaisesperadasdolicenciadoem Ciências Biológicas estão listas aseguir:

ü  Refletir sobre a atuação profissional, de acordo com a demanda da sociedade mantendo-se sempreatualizado;

ü  Associar o ensino de Ciências e Biologia a todas as formas de desenvolvimento humano, buscando a interdisciplinaridade na construção doconhecimento;

ü  Identificar e fazer busca nas fontes de informação relevantes para a Educação em Ciências Biológicas, inclusive as disponíveis em meios eletrônicos, que possibilitem a contínua atualização técnica, científica ehumanística;

ü  Serreceptivoàincorporaçãodenovosfacilitadoresdoensinoeaprendizagemnoque tange à didática e ao diálogo envolvendo Ciências eBiologia;


ü  Estar atualizado em relação aos novos projetos e propostas de Ensino de Ciênciase Biologia que são testados e os resultadospublicados;

ü  Saber utilizar os recursos de laboratório e TIC’s como materialdidático;

ü  Fazer a autoavaliação do seu desempenho em sala de aula, identificando eventuais problemas no processo de ensino eaprendizagem;

ü  Enfatizar as aplicações das Ciências Biológicas de formacontextualizada;

ü  Inserir-se no contexto social, disseminando e utilizando o conhecimento importante para a sociedade, especialmente no atual panorama de mudanças socioeconômicas que valorizam a preservação do meio ambiente e da saúde pública, desenvolvendo um trabalho que contemple a educação ambiental, a saúde, a conscientização ecológica e os valores éticos no lidar com anatureza;

ü  Enfrentar o desafio de buscar formas alternativas de diálogos envolvendo o ensino para contornar as dificuldades de aprendizagem em escolas públicas e demais recintos escolares formais ou nãoformais;

ü  Desenvolver habilidades para se adaptar às diferentes condições encontradas nas escolas das mais diversasregiões;

ü  Assumir o compromisso de desenvolver os educandos dos anos finais do ensino Fundamental e do ensino Médio para o exercício dacidadania;

ü  Planejar, selecionar e analisar criticamente o material didático disponível para o Ensino de Ciências e Biologia nos níveis fundamental emédio;

ü  Adquirir consciência da importância e do compromisso do educador para desenvolvimento social, político e econômico da comunidade local eregional.

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1   OBJETIVOS DOCURSO

 

 

1.1   OBJETIVOGERAL

 

 

OCursodeLicenciaturaemCiênciasBiológicasdoIFPA–CampusAbaetetuba tem como objetivo promover a formação profissional para o exercício da docência de Ciências e Biologia nos anos finais do Ensino Fundamental e no EnsinoMédio.

 

1.2   OBJETIVOSESPECÍFICOS

 

 

·      Proporcionar a formação de profissionais Licenciados em Ciências Biológicas, com ênfase na atuação pedagógica dos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio;

·      Promover sólida formação teórico-prática, com conhecimentos voltados para a área educacional e Ciências Biológicas de forma integrada econtextualizada;

·      Estimular o desenvolvimento do espírito científico, crítico-reflexivo e ético frente aos problemas sociais referentes à natureza e à saúdepública;

·      Promover mutuamente o ensino, a pesquisa e a extensão de formaarticulada;

 

·      Fomentar a utilização e a apropriação de novas tecnologias educacionais no que tangeasuapráticacomoconstituintesdaformaçãoprofissionaldoLicenciadoem CiênciasBiológicas.

1   METODOLOGIA

 

 

Tomando por base o contexto sócio-político-econômico e cultural da região do Baixo Tocantins e suas peculiaridades, considerando a heterogeneidade expressas nos aspectos ambientais, produtivos, culturais; considerando ainda a produção e a reprodução de diferentes formas de vida e a convivência entre sujeitos de diferentes classes sociais e a necessidade de estabelecimentos de práticas dialógicas que asseguremauniversalizaçãodosdireitoshumanosesociaiseemconformidadecom oquepreconizaoPPCdestecursodeLicenciaturaemCiênciasBiológicasdoIFPA

  Campus Abaetetuba, a corrente pedagógica que mais se afina com as práticas de ensino que a Instituição vem realizando é a libertadora, por ser esta a que melhor representa os interesses e necessidade do ensino-aprendizagem na Instituição uma vezqueconsideraoengajamentodeprofessoresealunosnasuarealidade.A


construção coletiva das questões elencadas para a realização dos projetos integradores nasce dos temas geradores extraídos da realidade concreta onde os alunos estão inseridos. Jamais desconsidera os conhecimentos historicamente acumulados, mas os problematiza valorizando o debate e a participação dos educandos. O método, nessa corrente é o diálogo. A relação entre professor e aluno se desenvolve de forma horizontal baseada no método que é o diálogo. E os pressupostos da aprendizagem são centrados nos passos da aprendizagem, codificação, decodificação e problematização. Esta corrente pedagógica tem como seu maior expoente, o educador Paulo Freire (1996), o qual defende que “uma das tarefas primordiais do professor é trabalhar com os educandos a rigorosidade metódica com que devem se ‘aproximar’ dos objetos cognoscíveis”. Ao tratar do método nessa perspectiva, Freire não se refere à uma educação bancária, de transmissão de conteúdo mecanicamente, mas trata das condições de aprender de forma crítica, o que implica ou exige a presença de educadores e educandos criadores, instigadores, inquietos, curiosos, humanos e persistentes.

Desta forma, uma proposta pedagógica – que privilegia a integração, a participação e a dialogicidade – caracteriza-se pelo trabalho coletivo, sendo imprescindívelàconstruçãodepráticasdidático-pedagógicassignificativas.Assim,os procedimentos metodológicos propostos neste projeto são entendidos como um conjunto de ações empregadas tendo como objetivo assegurar a formação integral dosestudantes.Nessesentido,éimportanteconsiderarascaracterísticasespecíficas do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, além de observar os seus conhecimentos prévios, orientando-os na (re)construção dosconhecimentos.

A equipe docente deverá organizar as atividades didáticas pedagógicas integradoras baseadas em projetos de ensino, pesquisa e extensão; em situações problemasdesafiadoresnascidodarealidadeondeoseducandosestãoinseridosque estimuleosalunosabuscar,mobilizareampliarseusconhecimentos,gerandoassim, aprendizagenssignificativas.

A avaliação da aprendizagem, nesse contexto assume dimensões mais amplas, ultrapassando a perspectiva da mera aplicação de provas e testes para assumir uma prática diagnóstica, processual e formativa com ênfase nos aspectos qualitativos.


Para que de fato ocorra a integração do currículo, concebendo o educando como o sujeito capaz de relacionar-se com o conhecimento de forma ativa, crítica, construtiva e dialógica, é importante:

§  Propor atividades em que o alunado seja protagonista na construção do conhecimento, possibilitando ao mesmo intervir na realidadesocial;

§  Tratarosconteúdosdeensinodemodocontextualizado,promovendoassim, uma aprendizagem significativa, instigando a autonomia intelectual dos alunos e incentivando a capacidade de continuaraprendendo;

§  Promoverpermanentementeainteraçãoentreasdisciplinas,tantodasáreas de formação básica, quanto das áreas de formação profissional, bem como a basediversificada;

§  Desenvolver Projetos Interdisciplinares e Integradores, cujo temas geradores revelem a realidade, oportunizando o contato com as situações reais de vida e detrabalho;

§  Inseriratividadesdemandadaspeloalunado:eventoscientíficos,problemas, projetos de intervenção, atividades laboratoriais, entreoutros;

§  Viabilizar atividades de pesquisa de campo e visitas técnicas sob a ótica de váriasdisciplinas;

§  Promover a problematização do conhecimento, buscando rever diferentes pontos de vista e, portanto, diferentesfontes;

§  Considerarosdiferentesritmosdeaprendizagenseasubjetividadedoaluno;

§  Adotar a pesquisa como um princípio educativo;

§  Diagnosticar as necessidades de aprendizagem dos(as) estudantes a partir do levantamento dos seus conhecimentosprévios;

§  Noiníciodecadaperíodoletivo,dialogardeformacoletivaocontratodidático pedagógico, definindo e redefinindo a proposta de ensino eaprendizagem a ser efetivada, considerando sempre que o planejamento é flexível. O planejamento das ações semestrais do curso será realizado dentro da semana pedagógica promovida pela própria direção de ensino e coordenação de ensino do campus, oportunizando aos docentes a articulação de atividades integradas, atividades de campo e ações extensionistas.


Estratégias Pedagógicas:

§  Exercícios;

§  Análise crítica detextos;

§  Debates;

§  Práticaslaboratoriais;

§  Oficinas;

§  Visitastécnicas;

§  Trabalhos decampo;

§  Interpretação e discussão de textostécnicos;

§  Apresentação devídeos;

§  Apresentação deseminários;

§  Trabalhos depesquisa;

§  Atividades individuais e emgrupo;

§  Relatórios de atividadesdesenvolvidas;

§  Atividadesextraclasses;

§  Execução e apresentação de projetosintegradores;

§  Exposição dialogada;

§  Técnicas vivenciais de dinâmica degrupo;

§  Estudo de caso;

§  Aulas lúdicas: Ancoradas na utilização de brincadeiras e jogos para fixar o conteúdo. Nessas aulas, observam-se momentos de descontração e felicidade,osquaisaliviamatensãoefavorecemoaprendizadoefavorecem a prática educativa dos futurosdocentes;

§  Utilização de simuladores;

§  Interdisciplinaridade com trabalhos envolvendo ação coletiva com outras disciplinas.

A metodologia didático-pedagógica deverá possibilitar ao educando o domínio das diferentes linguagens, desenvolvimento do raciocínio e da capacidade de usar conhecimentos científicos, tecnológicos e sócios históricos para compreender e intervir na vida social e produtiva, de forma proativa e criativa.

Acontextualizaçãoaplicadaaocurrículointegradopermitiráqueoconteúdodo ensino provoque aprendizagens significativas que mobilizem o aluno e estabeleçam entreeleeoobjetodoconhecimentoumarelaçãodereciprocidade.Nesseprocesso,


oconhecimentodialogacomáreas,âmbitosoudimensõespresentesnavidapessoal, social e cultural.

1       APOIO AODISCENTE

 

 

O Plano Nacional de Assistência Estudantil – PNAES (Decreto nº 7.234/2010), tem como finalidade ampliar as condições de permanências dos jovens na educação superior pública federal, atendendo os seguintes objetivos:

·             democratizar as condições de permanência dos jovens na educação superior públicafederal;

·             minimizar   os   efeitos   das   desigualdades  sociais   e   regionais   na permanência e conclusão da educaçãosuperior;

·             reduzir as taxas de retenção eevasão;

·             contribuir para a promoção da inclusão social pelaeducação.

 

Levando-se em consideração que as ações de assistência estudantil devem enfatizar a necessidade de viabilizar a igualdade de oportunidades, contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e agir, preventivamente, nas situações de retenção e evasão decorrentes da insuficiência de condições financeiras, o IFPA através do SAAI (Setor de Assistência Estudantil e Ações Inclusivas) promove – de forma articulada com as atividades de ensino, pesquisa e extensão – ações de incentivo à participação de atividades culturais, esportivas, atividades de campo e atividades práticas externas ao campus por meio de concessão de ajuda de custo para viabilizar a participação dos discentes devidamente matriculados, e que se enquadrem dentro dos critérios exigidos para a concessão.

1       AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO EAPRENDIZAGEM

 

 

Serão apresentados a seguir os critérios e procedimentos de avaliação do processo de ensino-aprendizagem estabelecido pelo Regulamento Didático do IFPA de 2015, os quais serão considerados no Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas.

O processo de avaliação da aprendizagem deve ser amplo, contínuo, gradual, cumulativoecooperativoenvolvendotodososaspectosqualitativosequantitativosda formação do educando, conforme a Lei nº9.394/1996.

A avaliação compreendida como uma prática de investigação processual, diagnóstica, contínua, cumulativa, sistemática e compartilhada em cada etapa educativa, com diagnóstico das dificuldades, destina-se a verificar se houve aprendizagem e apontar caminhos para o processo educativo.

O professor, no decorrer do processo educativo, promoverá meios para a recuperação da aprendizagem dos estudantes.

A avaliação da aprendizagem do desempenho acadêmico ocorrerá de forma diversificada e de acordo com a peculiaridade de cada componente curricular, por meio dos seguintes instrumentos:

I.        Elaboração e execução deprojeto;

II.        Experimento;

III.        Pesquisabibliográfica;

IV.        Pesquisa decampo;

V.        Prova escrita e/ouoral;

VI.        Provaprática;

VII.        Produção técnico-científica, pedagógica, artística oucultural;

VIII.        Seminário.

A execução de cada instrumento de avaliação da aprendizagem poderá ser realizada de forma individual ou em grupo pelos estudantes, cabendo ao docente responsávelpelodesenvolvimentodocomponentecurricularaaplicaçãodaavaliação, bem como a apuração do resultado da verificação e sua divulgação aos seus alunos, antes da avaliaçãoseguinte.


O estudante terá direito à revisão da avaliação, através de requerimento à CoordenaçãodoCurso,protocoladonoprazode02dias(quarentaeoito)horasapós a divulgação doresultado.

O professor responsável pelo componente curricular fará análise e parecer do pedidoderevisãoeencaminharáoprocessoàSecretariaAcadêmicadoCampuspara lançamento da nota/conceito no sistema de gerenciamento acadêmico, caso haja alteração.

A coordenação de curso dará ciência ao estudante do parecer do pedido de revisão da avaliação.

Aoestudantequefaltaraqualquerdasverificaçõesdeaprendizagemoudeixar de executar trabalho escolar, será facultado o direito à segunda chamada se esse estudantearequerer,noprazodeaté02(dois) diasúteisapósotérminodoprazode afastamento, desde que comprove através de documentos uma das seguintes situações:

I.        Problema de saúde (apresentar atestadomédico);

II.        Obrigações com o Serviço Militar (apresentar certificado dealistamento);

III.        Pelo exercício do voto (apresentar o título de eleitor e comprovante de alistamento);

IV.        Convocação pelo Poder Judiciário ou pela Justiça Eleitoral (apresentar ofício de convocação ou declaração de prestação deserviço);

V.        Cumprimento extraordinário de horário de trabalho devidamente comprovado através de documento oficial da empresa (declaração da empresa quanto à jornada de trabalhoextraordinária);

VI.        Viagem, autorizada pelo IFPA, para representá-lo em atividades desportivas, culturais, de ensino ou pesquisa ou a serviço (documento específico);

VII.        Acompanhamento de pessoa da família (cônjuge, pai, mãe e filho ou enteado) em caso de defesa da saúde (laudo médico do ente ou declaração deacompanhante);

VIII.        Falecimentodeparente(cônjugeeparentesdeprimeirograu),desdeque a avaliação se realize num período de até oito dias corridos após a ocorrência. (certidão deóbito).


Em se tratando dos impedimentos apresentados nos incisos I e VII, deveráser apresentado o atestado médico ou relatório/laudopsicológico.

Caberá à coordenação do curso emitir parecer acerca do direitodo estudante à segunda chamada, enquadrado nas situações estabelecidas nos incisos de I a VIII.

EmcasosnãoprevistosnosincisosdeIaVIII,caberáàcoordenaçãodecurso emconsonânciacomoprofessordadisciplinaavaliareemitirpareceracercadodireito do estudante à segundachamada.

Após emissão do parecer, a coordenação do curso deverá dar ciência ao requerente.

Nocasodopedidoserdeferido,caberáàcoordenaçãodecursocomunicaro(s) professore(s)dodireitodoestudanteemrealizarasegundachamadadasverificações deaprendizagem.

O desempenho acadêmico do estudante será registrado no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), o qual permite a inserção de notas referentes a cada disciplina ou competência, durante a etapa do curso. Os registros dodesempenhoedafrequênciadoestudante,noSIGAA,sãoderesponsabilidadedo professoreseucontrole,paraefeitodosregistrosescolares,seráfeitopelaSecretaria Acadêmica e coordenação de curso. A frequência obrigatória adotada no IFPA é de no mínimo 75% do total da carga horária de cada componentecurricular.

A avaliação do desempenho acadêmico deverá tomar como referência os parâmetros orientadores de práticas avaliativas qualitativas, a saber: a) Domínio cognitivo – capacidade de relacionar o novo conhecimento com o conhecimento já adquirido; b) Cumprimento e qualidade das tarefas – execução de tarefas com requisitos previamente estabelecidos no prazo determinado com propriedade, empenho, iniciativa, disposição e interesse; c) Capacidade de realizar trabalhos acadêmicos em grupos com disposição, organização, liderança, cooperação e interação na atividade grupal; e d) Autonomia – iniciativa, capacidade de compreensão, de tomar decisão e propor alternativas para solução de problemas.

Em cada instrumento de avaliação, os parâmetros orientadores de práticas avaliativas qualitativas, quando aplicáveis, deverão ser considerados em conjunto na apuração do desempenho acadêmico.

O desempenho do discente em cada componente curricular será registrado através de nota, compreendida entre 0,0 (zero) e 10,0 (dez), exceto para o


componente curricular Atividades Complementares que será avaliado por conceito

“Apto” ou “Inapto”.

No caso específico desta Proposta Pedagógica, as disciplinas serão ministradas em forma de Módulos Semestrais, conforme demonstrado na Matriz Curricular (páginas 14-16).

Os resultados das avaliações serão mensurados da seguinte forma:

 

 


 

𝑀𝐹 =


(1ª𝐵𝐼+𝐵𝐼)

2            ≥7,0


 

 

Onde: MF = Média Final, e BI = Avaliação Bimestral

 

 

·         Oestudanteseráaprovadonocomponentecurricular,seobtiverMédiaFinal

maior ou igual a 7,00 (sete).

·         O estudante que obtiver Média Final (MF) menor que 7,00 (sete) eapresentar frequência de no mínimo 75% do total da carga horária do componente curricular em questão deverá realizar prova final, sendo aplicada a seguinte fórmula.


𝑀𝐹 =


(𝑀𝐵 + 𝑃𝐹)

2           ≥7,0


 

 

Onde: MF = Média Final, MB = Média Bimestral, e PF = Prova Final

 

 

O estudante será aprovado no componente curricular após a aplicação da prova final se obtiver Média Final maior ou igual a 7,00 (sete).

O discente que não realizar a(s) atividade(s) de verificação da aprendizagem será considerado reprovado, devendo ser registrada a nota 0 (zero).

O estudante reprovado em 03 (três) ou mais componentes curriculares ficará automaticamente reprovado no período letivo, devendo cursar no período letivo seguinte apenas os componentes curriculares em que foi reprovado. Como o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas possui oferta anual, o discente reprovado no período letivo deverá esperar o próximo período em que os componentes pendentes forem ofertados.


Os estudos de recuperação deverão desenvolver-se de modo contínuo e paralelo, tendo por finalidade corrigir as deficiências do processo ensino e aprendizagem detectada ao longo do semestre letivo.

Os estudos de recuperação da aprendizagem serão realizados durante o processo pedagógico, incluindo o horário de atendimento intraescolar definido no horário do docente.

O docente realizará atividades orientadas à(s) dificuldade(s) do estudante ou grupo de estudantes, de acordo com a peculiaridade de cada disciplina, contendo entre outros: atividades individuais e/ou em grupo, como pesquisa bibliográfica e/ou de campo, experimento, demonstração prática, seminários, relatório, portfólio,provas escritas e/ou orais, produção de textos, produção científica, artística ou cultural, oficinas, entreoutros.

Todos os docentes deverão desenvolver atividades para recuperação da aprendizagem, a qual deverá estar contemplada no plano de disciplina e de aula.

O docente deverá registrar no SIGAA a nota do estudante no componente curricular ministrado, ao final de cada período bimestral de culminância da avaliação da aprendizagem, conforme estabelecido no Calendário Acadêmico do Campus.

Paraverificaçãododocente,oSIGAAdisponibilizarárelatóriocomasnotasdos estudantes no componente curricular por eleministrado.

Apósverificação,odocentepoderá,casonecessário,retificarnotasnoSIGAA, desde que não tenha promovido o encerramento da turma e esteja dentro do prazo previsto no Calendário Acadêmico do Campus. Após a devolução do relatório, é vedada a alteração da nota final da unidade, salvo disposição legal emcontrário.

O SIGAA gerará o mapa com o resultado final contendo a carga horária total desenvolvida no período letivo, a nota final dos estudantes em cada componente curricular,opercentualdefrequênciaearespectivacondiçãoobtidanoperíodoletivo, assim definido:

·           Aprovado(AP);

·           Reprovado por Nota/Conceito(RP);

·           Reprovado por falta(RF);

·           Aproveitado(AE);

 

·           Dispensado(DI).

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