A proposta de Cursos de Licenciatura na Área das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, quais sejam: Biologia, Química, Física e Matemática, tomam como referencial a compreensão que os saberes se articulam de forma dinâmica, histórica e cotidiana. O tempo presente com suas novas exigências, os aspectos legais os parâmetros curriculares fomentam esta compreensão e leva-nos a reconhecer a necessidade de respeitar diversidades regionais e ideais pedagógicos hodiernos.
O contexto educacional em que tal proposta se situa é o da reforma da Educação Básica brasileira, momento em que se aponta para uma nova estrutura curricular, que adote como foco competências, desviando-se de um direcionamento conteudista e permita que seus alunos se adaptem a estrutura produtiva atual, sendo capaz de ter mobilidade que a autonomia e o espírito investigativo conferem.
As Diretrizes Curriculares para a formação do professor da Educação Básica apontam para a superação da descontinuidade existente dentro deste nível, ficando estes Cursos de Nível Superior com o compromisso de oferecer uma formação que prepare professores sintonizados com práticas pedagógicas centradas na construção de competências e habilidades de forma articulada e não fragmentada, sem, contudo desprezar o aprofundamento teórico que lhe permita realizar transposições e articulações entre os saberes disciplinares no conjunto do conhecimento escolar.
2.1- OBJETIVO GERAL
Formar profissionais aptos a desenvolver competências que o levem ao pleno desenvolvimento da docência, por meio de um repertório de informações e habilidades, de métodos e técnicas de ensino, no sentido de exercer o magistério de Química com eficiência no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
3.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS
3. PERFIL DO PROFISSIONAL
O curso de Química - Licenciatura do IFPA está orientado sob fundamentos teóricos e metodológicos visando efetivar a tríade: ensino, pesquisa e extensão; objetivando formar profissionais qualificados para atuarem na Educação Básica e em outros espaços educativos, formais ou informais, bem como capazes de prosseguirem seus estudos na pós-graduação. Espera-se ainda possibilitar a formação de cidadãos com embasamento teórico-metodológico, visando à construção de aprendizagens significativas, instrumentalizando o futuro professor para posicionar-se de maneira crítica, criativa, responsável, construtiva e autônoma no processo escolar e social.
O Licenciado em Química, ao concluir o curso deve ter como atribuição central a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos, dentre estes:
4.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
|
I SEMESTRE |
Ch/a Semanal |
Ch/a Total |
Ch Total |
|
|
Componentes Curriculares |
Química Geral Teórica I |
4 |
80 |
66,66 |
|
|
Química Geral Experimental I |
3 |
60 |
50 |
|
||
Fundamentos da matemática |
3 |
60 |
50 |
|
||
Compreensão e produção de textos acadêmicos |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Física Geral I |
3 |
60 |
50 |
|
||
Laboratório de Física I |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Cultura e Ética Profissional |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Educação em Direitos Humanos e Diversidades |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Prática Educativa I |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Total |
23 |
460 |
383,31 |
|
||
|
||||||
|
II SEMESTRE |
Ch/a Semanal |
Ch/a Total |
Ch Total |
|
|
Componentes Curriculares |
Química Geral Teórica II |
4 |
80 |
66,66 |
|
|
Química Geral Experimental II |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Química Metodologia e Prática |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Cálculo Diferencial e Integral I |
3 |
60 |
50 |
|
||
Física Geral II |
3 |
60 |
50 |
|
||
Laboratório de Física Geral II |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento |
3 |
60 |
50 |
|
||
Educação para relações etnicorraciais |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Prática Educativa II |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Total |
23 |
460 |
383,31 |
|
||
|
||||||
|
III SEMESTRE |
Ch/a Semanal |
Ch/a Total |
Ch Total |
|
|
Componentes Curriculares |
Química Orgânica I |
4 |
80 |
66,66 |
|
|
Química Orgânica Experimental I |
3 |
60 |
50 |
|
||
Fundamentos da Geologia |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Inglês Instrumental |
3 |
60 |
50 |
|
||
Cálculo Diferencial e Integral II |
3 |
60 |
50 |
|
||
Biologia Geral |
3 |
60 |
50 |
|
||
Prática Educativa III |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Projeto integrador I |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Introdução à Libras |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Total |
24 |
480 |
399,98 |
|
||
|
||||||
Componentes Curriculares |
IV SEMESTRE |
Ch/a Semanal |
Ch/a Total |
Ch Total |
|
|
Química Inorgânica I |
4 |
80 |
66,66 |
|
||
Química Inorgânica Experimental I |
3 |
60 |
50 |
|
||
Química Orgânica II |
3 |
60 |
50 |
|
||
Química Orgânica Experimental II |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Cálculo Diferencial e Integral III |
3 |
60 |
50 |
|
||
Estatística Aplicada ao Ensino de Química |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Prática Educativa IV |
3 |
60 |
50 |
|
||
Projeto Integrador II |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Estágio Supervisionado I |
6 |
120 |
100 |
|
||
Total |
28 |
560 |
466,65 |
|
||
|
|
|||||
|
V SEMESTRE |
Ch/a Semanal |
Ch/a Total |
Ch Total |
|
|
Componentes Curriculares |
Química Inorgânica II |
3 |
60 |
50 |
|
|
Química Inorgânica Experimental II |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Fisico-Química I |
4 |
80 |
66,66 |
|
||
Físico Química Experimental I |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Metodologia da Pesquisa Científica |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Tecnologias Educacionais Aplicada ao Ensino de Química |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Fundamentos da Educação Especial |
3 |
60 |
50 |
|
||
Prática Educativa V |
4 |
80 |
66,66 |
|
||
Projeto integrador III |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Estágio Supervisionado II |
6 |
120 |
100 |
|
||
Total |
30 |
600 |
499,97 |
|
||
|
|
|||||
|
VI SEMESTRE |
Ch/a Semanal |
Ch/a Total |
Ch Total |
|
|
Componentes Curriculares |
Fisico-Química II |
4 |
80 |
66,66 |
|
|
Físico Química Experimental II |
3 |
60 |
50 |
|
||
Química Analítica Qualitativa Teórica |
4 |
80 |
66,66 |
|
||
Química Analítica Qualitativa Experimental |
3 |
60 |
50 |
|
||
Química Orgânica Biológica |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Legislação e Diretrizes Educacionais |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Didática |
3 |
60 |
50 |
|
||
Prática Educativa VI |
4 |
80 |
66,66 |
|
||
Estágio Supervisionado III |
6 |
120 |
100 |
|
||
Total |
31 |
620 |
516,64 |
|
||
|
|
|||||
|
VII SEMESTRE |
Ch/a Semanal |
Ch/a Total |
Ch Total |
|
|
Componentes Curriculares |
Química Analítica Quantitativa Teórica |
4 |
80 |
66,66 |
|
|
Química Analítica Quantitativa Experimental |
3 |
60 |
50 |
|
||
Química Ambiental |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Optativa I |
3 |
60 |
50 |
|
||
Prática Educativa VII |
3 |
60 |
50 |
|
||
Educação de Jovens e Adultos |
2 |
40 |
33,33 |
|
||
Estágio Supervisionado IV |
6 |
120 |
100 |
|
||
Trabalho de Conclusão de Curso I |
3 |
60 |
50 |
|
||
|
Total |
26 |
520 |
433,32 |
|
|
|
|
|||||
|
VIII SEMESTRE |
Ch/a Semanal |
Ch/a Total |
Ch Total |
|
|
Componentes Curriculares
|
Fisico-Química III |
4 |
80 |
66,66 |
|
|
Prática Educativa VIII |
1 |
20 |
16,66 |
|
||
Trabalho de Conclusão de Curso II |
3 |
60 |
50 |
|
||
Análise Química Instrumental |
3 |
60 |
50 |
|
||
Optativa II |
3 |
60 |
50 |
|
||
Total |
14 |
280 |
233,32 |
|
||
|
|
|||||
|
DISCIPLINAS OPTATIVAS |
Ch/a Semanal |
Ch/a Total |
Ch Total |
|
|
Componentes Curriculares |
Química de Alimentos |
3 |
60 |
50 |
|
|
Energias Renováveis |
3 |
60 |
50 |
|
||
Química de materiais poliméricos |
3 |
60 |
50 |
|
||
Química de produtos naturais |
3 |
60 |
50 |
|
||
Educação Ambiental |
3 |
60 |
50 |
|
||
TOTAIS DO CURSO |
||||
Síntese da Matriz |
|
Ch/a Semanal |
Ch/a Total |
Ch Total |
Componentes Curriculares |
198 |
3.980 |
3.316,5 |
|
Atividades complementares |
12 |
240 |
200 |
|
Estágio Supervisionado* |
24 |
480 |
400 |
|
Prática Educativa** |
24 |
480 |
400 |
|
Disciplinas optativas*** |
03 |
120 |
100 |
|
Trabalho de Conclusão de curso**** |
03 |
120 |
100 |
|
|
Carga horária total do curso |
3.516,5 horas |
RESUMO E ANÁLISE QUANTITATIVA DA MATRIZ |
CH do curso em Ch/a de acordo com a legislação |
CH do curso desta Matriz |
CH curso de acordo com a legislação |
CH do curso e CH Mínima do curso de acordo com a legislação |
4.220 h/a |
3.516,5 h |
3.200 h |
Diferença entre Mínima e totais desta matriz |
316,5 h |
5. CORPO DOCENTE
Nome do Docente |
Titulação |
Regime |
Adjair Sousa Corrêa |
Graduado |
40H |
Cléber Silva e Silva |
Doutor |
DE |
Cláudio Wellington Pinheiro de Almeida |
Mestre |
DE |
Edison Almeida Rodrigues |
Doutor |
DE |
Evandro Luiz da Luz Ribeiro |
Mestre |
DE |
Gundisalvo Piratoba Morales |
Doutor |
20H |
Marcelo Henrique Vilhena da Silva |
Mestre |
DE |
Johny da Silva Oliveira |
Mestre |
DE |
Karina Jeanne de Castro Lins Magno e Silva |
Mestre |
40H |
Milton Nazareno Monteiro Pereira |
Graduado |
DE |
Patrícia Teresa Souza da Luz |
Doutor |
DE |
Raimundo Negrao Neto |
Doutor |
DE |
Rogilson Nazaré da Silva Porfírio |
Mestre |
DE |
Rosa Laura Barra e Silva |
Mestre |
DE |
Rosevane Lima Monteiro |
Mestre |
DE |
Rui Sidarta de Souza Reis |
Mestre |
DE |
Sady Salomão da Silva Alves |
Doutor |
40H |
Silber Luan dos Santos Bentes |
Especialista |
DE |
Solange Maria Vinagre Corrêa |
Doutor |
DE |
Vera Lúcia Dias da Silva |
Mestre |
40H |
Phone:
E-mail: lic.quimica@ifpa.edu.br