Presentation
  1. APRESENTAÇÃO

 

       A proposta de Cursos de Licenciatura na Área das Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias, quais sejam: Biologia, Química, Física e Matemática, tomam como referencial a compreensão que os saberes se articulam de forma dinâmica, histórica e cotidiana. O tempo presente com suas novas exigências, os aspectos legais os parâmetros curriculares fomentam esta compreensão e leva-nos a reconhecer a necessidade de respeitar diversidades regionais e ideais pedagógicos hodiernos.

O contexto educacional em que tal proposta se situa é o da reforma da Educação Básica brasileira, momento em que se aponta para uma nova estrutura curricular, que adote como foco competências, desviando-se de um direcionamento conteudista e permita que seus alunos se adaptem a estrutura produtiva atual, sendo capaz de ter mobilidade que a autonomia e o espírito investigativo conferem.

As Diretrizes Curriculares para a formação do professor da Educação Básica apontam para a superação da descontinuidade existente dentro deste nível, ficando estes Cursos de Nível Superior com o compromisso de oferecer uma formação que prepare professores sintonizados com práticas pedagógicas centradas na construção de competências e habilidades de forma articulada e não fragmentada, sem, contudo desprezar o aprofundamento teórico que lhe permita realizar transposições e articulações entre os saberes disciplinares no conjunto do conhecimento escolar.

 

  1. OBJETIVOS

2.1- OBJETIVO GERAL

 

Formar profissionais aptos a desenvolver competências que o levem ao pleno desenvolvimento da docência, por meio de um repertório de informações e habilidades, de métodos e técnicas de ensino, no sentido de exercer o magistério de Química com eficiência no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

 

3.2- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

  1. Oferecer orientação filosófica, teórica e metodológica para a análise Química, possibilitando a reflexão sobre os principais fenômenos que compõem a realidade física em suas múltiplas escalas de análise;
  2. Propiciar o desenvolvimento de projetos pesquisas, assim como a produção de conhecimentos na área da Química e da Educação de forma integrada.
  3. Contribuir para o desenvolvimento em termos de conservação ecológica, crescimento econômico e melhoria da qualidade de vida das populações através das relações Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da interdisciplinaridade;
  4. Oferecer condições para que o licenciado possa atuar como um docente que problematize juntamente com seus alunos da educação básica os conhecimentos objeto de estudo no âmbito da Química e com as demais ciências por meio da interdisciplinaridade;
  5. Oferecer práticas acadêmicas que permitam desenvolver projetos de ensino, pesquisa e extensão para produzir o conhecimento químico capaz de auxiliar a compreensão e a espacialização de elementos e processos naturais e humanos;
  6. Interagir com as modernas abordagens e princípios do desenvolvimento sustentável relacionando o saber pedagógico com o saber químico;
  7. Proporcionar conhecimentos de técnicas estatísticas e matemáticas que sirvam como instrumento de representação e interpretação de dados químicos;
  8. Trabalhar com alunos com necessidades educacionais especiais, partindo do comprometimento da docência com os valores estéticos, políticos e éticos, inspiradores da sociedade democrática, com ênfase nas questões da inclusão e convivência com a diferença no espaço escolar;
  9. Dominar o conhecimento pedagógico, incluindo novas linguagens e tecnologias, considerando os âmbitos do ensino e da gestão escolar de forma a promover a efetiva aprendizagem dos alunos.

 

3. PERFIL DO PROFISSIONAL

O curso de Química - Licenciatura do IFPA está orientado sob fundamentos teóricos e metodológicos visando efetivar a tríade: ensino, pesquisa e extensão; objetivando formar profissionais qualificados para atuarem na Educação Básica e em outros espaços educativos, formais ou informais, bem como capazes de prosseguirem seus estudos na pós-graduação. Espera-se ainda possibilitar a formação de cidadãos com embasamento teórico-metodológico, visando à construção de aprendizagens significativas, instrumentalizando o futuro professor para posicionar-se de maneira crítica, criativa, responsável, construtiva e autônoma no processo escolar e social.

O Licenciado em Química, ao concluir o curso deve ter como atribuição central a docência na Educação Básica, que requer sólidos conhecimentos, dentre estes:

  • Ser detentor de fundamentação teórica que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos fenômenos naturais e sua aplicabilidade em situações do cotidiano;
  • Estar apto a atuar com multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo;
  • Estar preparado para desenvolver ideias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.
  • Dominar técnicas laboratoriais concernentes à produção e aplicação do conhecimento químico;
  • Problematizar, juntamente com seus alunos os fenômenos sociais, relacionados com os processos de construção do conhecimento no âmbito do conhecimento químico e de suas inter-relações com outras áreas do conhecimento;
  • Organizar o conhecimento, adequando-o ao processo de ensino-aprendizagem em Química nos diferentes níveis de ensino;
  • Planejar, desenvolver e avaliar os processos de ensino e de aprendizagem em Química para os ensinos Fundamental e Médio;
  • Tratar e avaliar a informação química, utilizando procedimentos gráficos, matemático-estatísticos, de processamento digital e de sistema de informação física;
  • Dominar estratégias para transposição didática do conhecimento da Química em saber escolar na Educação Básica.

 

4.ORGANIZAÇÃO CURRICULAR

 

 I  SEMESTRE

Ch/a Semanal

Ch/a Total

Ch Total

 

Componentes Curriculares

Química Geral Teórica I

4

80

66,66

 

Química Geral Experimental I

3

60

50

 

Fundamentos da matemática

3

60

50

 

Compreensão e produção de textos acadêmicos

2

40

33,33

 

Física Geral I

3

60

50

 

Laboratório de Física I

2

40

33,33

 

Cultura e Ética Profissional

2

40

33,33

 

Educação em Direitos Humanos e Diversidades

2

40

33,33

 

Prática Educativa I

2

40

33,33

 

                Total

23

460

383,31

 

 

 

II SEMESTRE

Ch/a Semanal

Ch/a Total

Ch Total

 

Componentes Curriculares

Química Geral Teórica  II

4

80

66,66

 

Química Geral Experimental II

2

40

33,33

 

Química Metodologia e Prática

2

40

33,33

 

Cálculo Diferencial e Integral I

3

60

50

 

Física Geral II

3

60

50

 

Laboratório de Física Geral II       

2

40

33,33

 

Psicologia da Aprendizagem e do Desenvolvimento

3

60

50

 

Educação para relações etnicorraciais

2

40

33,33

 

Prática Educativa II

2

40

33,33

 

                    Total

23

460

383,31

 

 

 

III SEMESTRE

Ch/a Semanal

Ch/a Total

Ch Total

 

Componentes Curriculares

Química Orgânica I

4

80

66,66

 

Química Orgânica Experimental I

3

60

50

 

Fundamentos da Geologia

2

40

33,33

 

Inglês Instrumental

3

60

50

 

Cálculo Diferencial e Integral II

3

60

50

 

Biologia Geral

3

60

50

 

Prática Educativa III

2

40

33,33

 

Projeto integrador I

2

40

33,33

 

Introdução à Libras

2

40

33,33

 

                       Total

24

480

399,98

 

 

Componentes Curriculares

IV SEMESTRE

Ch/a Semanal

Ch/a Total

Ch Total

 

Química Inorgânica I

4

80

66,66

 

Química Inorgânica Experimental I

3

60

50

 

Química Orgânica II

3

60

50

 

Química Orgânica Experimental II

2

40

33,33

 

Cálculo Diferencial e Integral III

3

60

50

 

Estatística Aplicada ao Ensino de Química

2

40

33,33

 

Prática Educativa IV

3

60

50

 

Projeto Integrador II 

2

40

33,33

 

Estágio Supervisionado I

6

120

100

 

                        Total

28

560

466,65

 

 

 

 

V SEMESTRE

Ch/a Semanal

Ch/a Total

Ch Total

 

Componentes Curriculares

Química Inorgânica II

3

60

50

 

Química Inorgânica Experimental II

2

40

33,33

 

Fisico-Química I

4

80

66,66

 

Físico Química Experimental I

2

40

33,33

 

Metodologia da Pesquisa Científica

2

40

33,33

 

Tecnologias Educacionais Aplicada ao Ensino de Química

2

40

33,33

 

Fundamentos da Educação Especial

3

60

50

 

Prática Educativa V

4

80

66,66

 

Projeto integrador III

2

40

33,33

 

Estágio Supervisionado II

6

120

100

 

                      Total

30

600

499,97

 

 

 

 

VI SEMESTRE

Ch/a Semanal

Ch/a Total

Ch Total

 

Componentes Curriculares

Fisico-Química II

4

80

66,66

 

Físico Química Experimental II

3

60

50

 

Química Analítica Qualitativa Teórica

4

80

66,66

 

Química Analítica Qualitativa Experimental

3

60

50

 

Química Orgânica Biológica

2

40

33,33

 

Legislação e Diretrizes Educacionais

2

40

33,33

 

Didática

3

60

50

 

Prática Educativa VI

4

80

66,66

 

Estágio Supervisionado III

6

120

100

 

                    Total

31

620

 516,64

 

 

 

 

VII SEMESTRE

Ch/a Semanal

Ch/a Total

Ch Total

 

Componentes Curriculares

Química Analítica Quantitativa Teórica

4

80

66,66

 

Química Analítica Quantitativa Experimental

3

60

50

 

Química Ambiental

2

40

33,33

 

Optativa I

3

60

50

 

Prática Educativa VII

3

60

50

 

Educação de Jovens e Adultos

2

40

33,33

 

Estágio Supervisionado IV

6

120

100

 

Trabalho de Conclusão de Curso I

3

60

50

 

 

                      Total

26

520

433,32

 

 

 

 

VIII SEMESTRE

Ch/a Semanal

Ch/a Total

Ch Total

 

Componentes Curriculares

 

Fisico-Química III

4

80

66,66

 

 Prática Educativa VIII                   

1

20

16,66

 

Trabalho de Conclusão de Curso II

3

60

50

 

Análise Química Instrumental

3

60

50

 

Optativa II

3

60

50

 

                     Total

14

280

233,32

 

 

 

 

 

DISCIPLINAS OPTATIVAS

Ch/a Semanal

Ch/a Total

Ch Total

 

Componentes Curriculares

Química de Alimentos

3

60

50

 

Energias Renováveis

3

60

50

 

Química de materiais poliméricos

3

60

50

 

Química de produtos naturais

3

60

50

 

Educação Ambiental

3

60

50

 

             
  1. 12.     

TOTAIS DO CURSO

Síntese da Matriz

 

Ch/a Semanal

Ch/a Total

Ch Total

Componentes Curriculares

198

3.980

3.316,5

Atividades complementares

12

240

200

Estágio Supervisionado*

24

480

400

Prática Educativa**

24

480

400

Disciplinas optativas***

03

120

100

Trabalho de Conclusão de curso****

03

120

100

 

Carga horária total do curso

3.516,5 horas

  1. * Carga horária incluída nos componentes curriculares.
  2. ** Carga horária incluída nos componentes curriculares, uma vez que nesta matriz curricular o total de horas destinadas às práticas, (Inciso (I) do §1o, Art.13, Resolução 02 de 01/07/205), estão distribuídas nas disciplinas de Prática Educativa.
  3. *** Carga horária incluída nos componentes curriculares.
  4. **** Esta carga horária está incluída na carga horária dos componentes curriculares, uma vez que nesta matriz curricular o Trabalho de Conclusão do Curso é considerado uma disciplina.
  5. Todas as disciplinas terão avaliações por nota, com exceção de Atividades Complementares, que terão conceito.

RESUMO E ANÁLISE QUANTITATIVA DA MATRIZ

CH do curso em Ch/a de acordo com a legislação

CH do curso desta Matriz

CH curso de acordo com a legislação

CH do curso e CH Mínima do curso de acordo com a legislação

4.220 h/a

3.516,5 h

3.200 h

Diferença entre Mínima e totais desta matriz

                              316,5 h

 

5. CORPO DOCENTE

 

Nome do Docente

Titulação

Regime

Adjair Sousa Corrêa

Graduado

40H

Cléber Silva e Silva

Doutor

DE

Cláudio Wellington Pinheiro de Almeida

Mestre

DE

Edison Almeida Rodrigues

Doutor

DE

Evandro Luiz da Luz Ribeiro

Mestre

DE

Gundisalvo Piratoba Morales

Doutor

20H

Marcelo Henrique Vilhena da Silva

Mestre

DE

Johny da Silva Oliveira

Mestre

DE

Karina Jeanne de Castro Lins Magno e Silva                               

Mestre

40H

Milton Nazareno Monteiro Pereira

Graduado

DE

Patrícia Teresa Souza da Luz

Doutor

DE

Raimundo Negrao Neto 

Doutor

DE

Rogilson Nazaré da Silva Porfírio

Mestre

DE

Rosa Laura Barra e Silva                          

Mestre

DE

Rosevane Lima Monteiro

Mestre

DE

Rui Sidarta de Souza Reis

Mestre

DE

Sady Salomão da Silva Alves                          

Doutor

40H

Silber Luan dos Santos Bentes

Especialista

DE

Solange Maria Vinagre Corrêa

Doutor

DE

Vera Lúcia Dias da Silva

Mestre

40H

Program Coordination: RAIMUNDO NEGRAO NETO

Phone:

E-mail: lic.quimica@ifpa.edu.br

Professional Title: LICENCIADO EM QUÍMICA CNPQ's Knowledge Area: Ciências Exatas e da Terra Course Modality: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Resolução n° 054/2017-CONSUP de 07/03/2017 Portaria de Autorização de Funcionamento: # Portaria de Reconhecimento: Portaria nº 332 SESu/MEC Portaria de Renovação de Reconhecimento: Portaria nº 918 SERES/MEC
Calendar Stay informed about the events related to our Postgraduate Program.
  • 08/01/2024 - 25/01/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 08/01/2024 · Start of semester 2024.1.
News See below the news available for our graduation course
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d02