Presentation

Inserido em um contexto sócio econômico bastante complexo, permeado por territórios produtivos e sócio culturais diversos que permeiam a região do Caeté, no chamado Nordeste Paraense, o curso de Licenciatura em Educação do Campo: ciências humanas e sociais tem como objetivo empoderar os sujeitos do campo ofertando uma educação escolar que articule as condições, modos de vida e saber dos homens e mulheres do campo.

Apesar da importância do campo na composição econômica, a população do campo ainda não é totalmente contemplada no seu direito à Educação, visto que ainda há carência de profissionais qualificados para atuar nas escolas do campo, assim como há dados apurados pelo Fórum Paraense de Educação do Campo (FPEC), retirados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), os quais indicam que, em 2018, das 438 escolas extintas no Pará, 369 era do campo. Logo, a luta pelo direito da Educação do/no campo se apresenta como urgente.

A criação da Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Humanas e Sociais no Estado do Pará é resultado da luta dos movimentos sociais do campo pela qualidade de ensino nas escolas do campo e da materialização de Cursos no âmbito do Ensino Superior que têm como objetivo formar educadores do campo para contribuir na melhoria da qualidade educacional no campo, diante da carência de profissionais habilitados para atuar nas escolas do campo.





Program Coordination: THIAGO GONCALVES SOUZA

Phone: (S/N)

E-mail: educampo.braganca@ifpa.edu.br

Professional Title: LICENCIADO EM EDUCAÇÃO DO CAMPO CNPQ's Knowledge Area: Ciências Sociais Aplicadas Course Modality: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: RESOLUÇÃO IFPA/CONSUP - Nº 275/2021, de 31/03/2021. Portaria de Autorização de Funcionamento: RESOLUÇÃO IFPA/CONSUP - Nº 275/2021 Portaria de Reconhecimento: Portaria de Renovação de Reconhecimento:
Calendar Stay informed about the events related to our Postgraduate Program.
  • 19/02/2024 - 27/02/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 02/01/2024 · Start of semester 2024.1.
News See below the news available for our graduation course
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d03