Presentation

                                                                                                                                                                                                                                                                 Telefone/Ramal:      
                                                                                                                                                                                          

CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL/ MARABÁ INDUSTRIAL


APRESENTAÇÃO

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental forma um profissional-cidadão com conhecimento sólido e abrangente dos conteúdos da área de gestão ambiental em todas as suas modalidades de cunho tecnológico e com domínio de técnicas básicas experimentais e instrumentais, logo, ele será capaz de planejar, gerenciar e executar atividades de diagnóstico, proposição de medidas mitigadoras e de recuperação de áreas degradadas. Assim como coordenar equipes multidisciplinares de licenciamento ambiental. Elaborar, implantar, acompanhar e avaliar políticas e programas de educação ambiental, gestão ambiental e monitoramento da qualidade ambiental. Vistoriar, realizar perícia, avaliar, emitir laudo e parecer técnico em sua área de formação.

Além disso, a implantação do curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental, constitui subsídio para a verticalização do ensino no campus Marabá Industrial, possibilitando o ingresso dos discentes oriundos do curso Técnico Integrado em Controle Ambiental, e ainda o atendimento à estudantes oriundos dos municípios que fazem parte da área de abrangência do campus. Resslata-se aqui, o comprometido em formar profissionais com competências para atuar como Tecnólogos em Gestão Ambiental, com a visão de contribuir para o desenvolvimento sustentável, considerando os pilares: social, ambiental e econômico.

REGIME LETIVO

O curso de Tecnologia em Gestão Ambiental está organizado em 05 (cinco) semestres letivos (regime semestral), totalizando dois anos e seis meses de curso, e a integralização deverá ocorrer entre, no mínimo, dois anos e seis meses (30 meses), e no tempo máximo de até 4 anos.

REQUISITOS E FORMAS DE ACESSO

Ter concluído o ensino médio e submeter-se ao processo seletivo, regido por edital próprio e publicado em Diário Oficial da União ou através da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e oferta de vagas no Sistema de Seleção Unificada (SISU) do Governo Federal.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Perfil interdisciplinar, de modo a estar preparado para atuar de maneira proativa e empreendedora no cerne dos conflitos e dilemas gerados pela relação sociedade e natureza, buscando soluções e implementando medidas para a resolução de problemáticas socioambientais.

 ESTRUTURA CURRICULAR

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental está estruturado em 05 (cinco) semestres letivos e possui um total de 1960 (mil novecentos e sessenta horas) horas/relógio.



Calendário Acadêmico Atual

 

Calendário Acadêmico 2022  https://drive.google.com/file/d/1nhzpw57SSlbB6P3enLYyvvE2Ame8_tXJ/view?usp=share_link  


 

Horários de Aulas Atual

 

Horários de aulas 2022.2 https://drive.google.com/file/d/1S-Mci3nWSUIgeBjVHkgMKoFk5ss5tXkU/view?usp=share_link

 

 

Outras informações

Coordenação do Curso:

NAZARENO MELO DA SILVA

Coordenação Substituta:

ANDRESSA DA SILVA

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso:Portaria de Autorização de Funcionamento: RESOLUÇÃO IFPA/CONSUP - Nº 204 de 05 de maio de 2017Portaria de Reconhecimento:Portaria de Renovação de Reconhecimento:
 

CalendárioFique por dentro dos eventos relacionados ao nosso curso
  • 29/08/2022· Início do período letivo 2022.2
  • 21/12/2022
  • · Término do período letivo 2022.2
    • »SEMANA DO MEIO AMBIENTE 2023
    • FEIRA DAS PROFISSÕES 2023

 
NotíciasVeja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso de Graduação.

 acessar: https://sigaa.ifpa.edu.br/sigaa/graduacao/coordenador.jsf

 

 

 

 

Program Coordination: NAZARENO MELO DA SILVA

Phone:

E-mail: gestaoambiental.cmi@ifpa.edu.br

Professional Title: TECNÓLOGO EM GESTÃO AMBIENTAL CNPQ's Knowledge Area: Ciências Exatas e da Terra Course Modality: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Resolução IFPA/CONSUP nº 426/2021, de 30 de junho de 2021. Portaria de Autorização de Funcionamento: Resolução nº 204/2017-CONSUP Portaria de Reconhecimento: Portaria SERES/MEC nº 201 Portaria de Renovação de Reconhecimento:
Calendar Stay informed about the events related to our Postgraduate Program.
  • 02/01/2024 · Start of semester 2024.1.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d03