Apresentação

O curso de especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica tem como objetivo habilitar profissionais portadores de diploma de graduação (bacharéis e tecnólogos) para o exercício do ofício docente nos cursos de Educação Profissional de Nível Médio, podendo se equivaler à licenciatura aos graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente ou aprovados em concurso público, conforme estabelecido pela Resolução CNE/CEB nº 06/2012, art. 40, § 2º, I.

Como objetivos específicos, pode-se elencar:

I. Subsidiar a formação pedagógica de professores em bases epistemológica e metodológica sólidas;

II. Estimular a reflexão sobre a educação profissional, oportunizando a integração do conhecimento específico dos professores das áreas técnicas ao conhecimento pedagógico.

III. Oportunizar o aprofundamento de saberes sobre a docência e a utilização da pesquisa no contexto da Educação Profissional, Científica e Tecnológica;

IV. Formar docentes com capacidade de enfrentamento de temas atuais que perpassam a educação profissional, instrumentalizando diversas perspectivas teóricas.

A oferta do Curso de Especialização em Docência para o Ensino Tecnológico, Científico e Profissional visa atender aos objetivos instituídos na Resolução CNE/CEB nº 06/2012 – Diretrizes Curriculares para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio, garantindo, desta forma, aos docentes graduados, não licenciados, a formação necessária para atuar na Educação Profissional em Nível Médio, podendo se equivaler à licenciatura àqueles que atenderem ao estabelecido na Resolução CNE/CEB nº 06/2012, art. 40, I, § 2º, a saber:

Art. 40 A formação inicial para a docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio realiza-se em cursos de graduação e programas de licenciatura ou outras formas, em consonância com a legislação e com normas específicas definidas pelo Conselho Nacional de Educação.

§2º Aos professores graduados, não licenciados, em efetivo exercício na profissão docente ou aprovados em concurso público, é assegurado o direito de participar ou ter reconhecido seus saberes profissionais em processos destinados à formação pedagógica ou à certificação da experiência docente, podendo ser considerado equivalente às licenciaturas:

I- Excepcionalmente, na forma de pós-graduação lato sensu, de caráter pedagógico, sendo o trabalho de conclusão de curso, preferencialmente, projeto de intervenção relativo à prática docente;

II- Excepcionalmente, na forma de reconhecimento total ou parcial dos saberes profissionais de docentes, com mais de 10 (dez) anos de efetivo exercício como professores da Educação básica, no âmbito da Rede CERTIFIC;

III- Na forma de uma segunda licenciatura, diversa da sua graduação origina, a qual o habilitará ao exercício docente.

Coordenação do Programa: HAYLAN CLEITON MONTELES DE SOUSA

Telefone/Ramal: 9190-7858

E-mail: vilma.ribeiro@ifpa.edu.br

Modalidade de Curso: Semi-Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Portaria de Autorização de Funcionamento: Portaria de Reconhecimento: Portaria de Renovação de Reconhecimento:
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso de Graduação.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d02