Apresentação

O Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Profissional (SETEC), criou em 2008 os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia com base na estruturação e na potencialidade já existentes nos Centros Federais de Educação e Tecnologia, Escolas Técnicas Federais, Agrotécnicas e Instituições de Ensino Profissional vinculadas às Universidade Federais.

Segundo a Lei 11.892/2008 que cria a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, os Institutos Federais devem atuar em todos os níveis e modalidades da educação profissional, primando pela formação humana e cidadã como pressuposto básico à qualificação para o exercício do trabalho.

Essa concepção de educação ofertada pela Rede Federal diferencia-se de outras ofertas, uma vez que está fundamentada na integração e articulação entre ciência, tecnologia, cultura, bem como de conhecimentos específicos e do desenvolvimento da capacidade de investigação científica como dimensões essenciais à manutenção da autonomia e dos saberes necessários ao permanente exercício da capacidade laboral.

Nesse sentido, para que os discentes tenham a formação necessária é imperativo que os Institutos Federais ofertem capacitação aos seus servidores para que estes atuem com uma melhor compreensão do que é a Educação Profissional, quais suas diretrizes e que, deste modo, possam atuar com maior autonomia intelectual e cada vez mais articulado com as demandas profissionais articuladas ao mundo do trabalho.

No âmbito do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) o cumprimento da Resolução CNE nº 02/2012 é entendido como uma oportunidade para proporcionar ao seu quadro de servidores o reconhecimento de que a racionalidade técnica, própria dos cursos de bacharelado, são importantes para consolidar o patrimônio científico e cultural da instituição e que a essa deve ser apropriadamente inserida no contexto da docência.

Por isso, o IFPA – Campus Marabá Industrial vem ofertar o curso de especialização em Docência para a Educação Profissional, Científica e Tecnológica, no intuito de assegurar aos servidores um processo contínuo de reflexão e discussão sobre as práticas relativas a educação profissional, oportunizando o estabelecimento de vínculos entre o particular e o geral, entre o singular e a totalidade visando a produção do conhecimento do estudante, no nível de sua história de vida e de suas relações concretas.

Para realizar a oferta desse curso de especialização, o IFPA – Campus Marabá Industrial já possui experiência baseada em suas ofertas de nível médio, bem como de nível superior.

O Campus Marabá Industrial encontra-se inserido na região de Carajás e os municípios sob sua área de abrangência são: Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Brejo Grande do Araguaia, Canaã dos Carajás, Curionópolis, Dom Eliseu, Eldorado dos Carajás, Itupiranga, Jacundá, Marabá, Nova Ipixuna, Palestina do Pará, Piçarra, Rondon do Pará, São Domingos do Araguaia, São Geraldo do Araguaia, São João do Araguaia (PPI).

Com base nas principais atividades econômicas do município e região, como mineração, siderurgia, metalurgia e agroindústria o Campus Industrial traçou seu perfil, implementando seus cursos técnicos subsequentes e integrados. A experiência com o ensino superior deu-se através do PARFOR, com o curso de Licenciatura em Pedagogia.

A qualificação dos servidores docentes do quadro e a chegada de novos servidores qualificados alavancou a pesquisa no Campus, com base nesse fato o próximo passo é a implantação de novos cursos superiores e pós-graduações.

A Especialização em Docência para Educação Profissional, Científica e Tecnológica visa a qualificação dos próprios docentes da Rede Federal, bem como a comunidade externa.

 Acredita-se, portanto, que há no campus uma capacidade de realização do curso, promovendo a formação de professores pautado nos princípios de autonomia, criatividade e consciência crítica que devem ser próprios ao fazer docente. 

Coordenação do Programa: KAUANA DE CARVALHO PENALVA

Telefone/Ramal: 8142-2427

E-mail: caio.brasil@ifpa.edu.br

Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Portaria de Autorização de Funcionamento: Portaria de Reconhecimento: Portaria de Renovação de Reconhecimento:
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso de Graduação.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d01