Apresentação

O curso de licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará pretende formar, antes de tudo, um profissional que se preocupe em exercer a sua profissão trazendo benefícios para a região em que ele vive. Desta forma, dentro da modalidade de licenciatura, o IFPA visa formar um licenciado em Biologia que possa desenvolver atividades educacionais, sendo um professor competente, contemporâneo e criativo. Ademais, pretende-se que este profissional tenha espírito crítico e investigativo, podendo atuar, além da docência em pesquisa nas diversas áreas da Biologia. Para tais metas, faz parte do objetivo geral do curso, como regem as diretrizes curriculares da Biologia, fornecer ao futuro professor e biólogo, o conhecimento dos conceitos e fenômenos biológicos, pautado nos valores e princípios éticos, humanos, ecológicos e políticos, estimulando-os a atitude crítica e reflexiva sobre os conhecimentos educacionais e biológicos e suas implicações sociais, à pesquisa e ao auto aperfeiçoamento, além de prepará-los para o exercício crítico e competente da docência, de modo a contribuir para a melhoria das condições do desenvolvimento e da sustentabilidade.

Fig. 01 - Recepção da turma de 2019.

Objetivos Específicos

• Entender o processo histórico de produção do conhecimento das ciências biológicas referente a conceitos/princípios/teorias, estabelecendo relações entre ciência, tecnologia e sociedade;
• Atuar como educador crítico e consciente de seu papel na formação de cidadãos, inclusive na perspectiva socioambiental, utilizando os conhecimentos nas diversas situações e na produção de novos conhecimentos;


Fig. 02 - Coleta na Ilha Canela.

• Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional do educador, preparando-se para a inserção no mundo do trabalho com uma prática educativa interdisciplinar e contextualizada relacionando teoria e prática;

•Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas das Ciências Biológicas, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento;

• Acompanhar a evolução do pensamento científico na sua área e em outros possíveis campos de atuação, avaliando o impacto potencial ou real de novos conhecimentos, tecnologias e serviços e de produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos;
• Organizar, coordenar e participar de equipe multidisciplinar no desenvolvimento interdisciplinar de atividades de ensino, pesquisa e extensão, interagindo com diferentes
especialidades e profissionais, a fim de estar preparado à mudança do mundo produtivo ;

Fig. 03 - Coleta na Ilha do Baiacu

Associados aos objetivos específicos a serem alcançados na formação de educador, pretende-se ter como meta deste curso formar biólogos que atendam o Parecer CNE/CES 1.301/2001, que trata das Diretrizes Curriculares para os cursos de Ciências Biológicas, pelas quais a formação oferecida deve:

• Pautar-se por princípios da ética democrática tais como responsabilidade social e ambiental, dignidade humana, direito à vida, justiça, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade;

Fig. 04 - Aula prática de Morfologia Vegetal na Restinga do Bonifácio, Península de Ajuruteua.

• Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero etc. que se fundem inclusive em alegados pressupostos biológicos, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência;
• Apoiar e utilizar o conhecimento sobre educação, organização, gestão e financiamento da pesquisa e sobre a legislação e políticas públicas referentes à área;

Fig. 05 - Coleta de Anuros

• Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas, visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias,
emissão de laudos, pareceres etc., em diferentes contextos;
• Utilizar os conhecimentos das ciências biológicas para compreender e transformar o contexto sociopolítico e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente;

Fig. 06 - Aula prática de zoologia dos invertebrados.

• Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural, às culturas autóctones e à biodiversidade;
• Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, estando esclarecido quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.

 

Coordenação do Programa: HELANE SUZIA SILVA DOS SANTOS

Telefone/Ramal:

E-mail: biologia.braganca@ifpa.edu.br

Título do Profissional: LICENCIADO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Biológicas Modalidade de Curso: Presencial

Atos Autorizativos do Curso
Resolução de Aprovação do Curso: Resolução nº 195/2013-CONSUP, de 25/11/2013. Portaria de Autorização de Funcionamento: RESOLUÇÃO IFPA/CONSUP - Nº 486/2021. Portaria de Reconhecimento: Portaria nº 211 SERES/MEC Portaria de Renovação de Reconhecimento:
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Programa de Pós-Graduação.
  • 19/02/2024 - 27/02/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 02/01/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação - | Copyright © 2006-2024 - IFPA - sigaa-d03